Alimentos congelados perdem os nutrientes? Confira aqui tudo o que você precisa saber para ter mais opções no seu dia a dia.

Com a correria do dia a dia, a maioria das pessoas tem cada vez menos tempo de ir para a cozinha. A busca pela praticidade fez com que a indústria de alimentos evoluísse e por isso novas técnicas de preservar os alimentos por mais tempo foram criadas. Além disso, hoje já encontramos uma enorme variedade de alimentos congelados, como legumes e polpas de frutas.

Mas será que esses alimentos congelados perdem os nutrientes? Também podemos congelar esses alimentos em casa para ter mais economia e opções na hora de preparar as refeições, mas será que é saudável?

Leia tudo sobre esse assunto aqui nesse artigo e tire todas as suas dúvidas.

Os alimentos congelados perdem os nutrientes?

Muitas pessoas acreditam que métodos de conservação dos alimentos, como congelamento, podem fazer com os alimentos percam seus nutrientes, mas isso não é verdade. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em 2015 mostrou que alimentos congelados pelo processo de branqueamento – quando são cozidos rapidamente em água quente e depois resfriado em água gelada – preservaram seu conteúdo de vitaminas E, A e as fibras.

Apesar de outras vitaminas como a C e algumas vitaminas do complexo B reduzirem com o tempo de congelamento, ainda assim esse processo é uma opção saudável de conservar os alimentos.

Posso congelar frutas, legumes e verduras em casa?

A resposta é sim, você pode congelar frutas, legumes e verduras em casa. Congele frutas como morango, uva, manga, abacaxi e maracujá e depois utilize para fazer sucos, vitaminas ou sorvetes. Legumes e verduras podem ser congelados crus ou branqueados, em saquinhos próprios para usar no freezer.

Confira como congelar cada tipo de alimento:

  • Abóbora e berinjela – corte em cubos, cozinhe por 2 minutos e depois resfrie em água gelada
  • Couve e espinafre – corte e tiras finas, passe rapidamente pela água quente e depois pela água fria
  • Beterraba – corte em pedaços, cozinhe por 6 minutos e depois resfrie em água fria
  • Brócolis – deixe de molho por 10 minutos em água com vinagre, depois cozinhe por 3 minutos em água e sal e resfrie com água gelada
  • Cebolinha, salsa, aipo e cebola – congele picados e crus
  • Cenoura e abobrinha – congele picadas e cruas

Retire o alimento do congelador no dia anterior, mas deixe na geladeira até a hora de cozinhar. A validade de frutas, legumes e verduras congelados em casa não deve passar de 3 meses, por isso coloque uma etiqueta na embalagem com a data em que foi congelado.

Que outros alimentos posso congelar para ter mais praticidade na hora de cozinhar?

Se você não tem muito tempo para se dedicar à cozinha, tire um dia para preparar alguns alimentos e congelá-los, assim terá sempre uma opção prática à disposição. Veja aqui alguns alimentos que você também pode congelar:

Polpas de frutas são uma opção saudável?

Se você não tem hábito de comer frutas, as polpas são uma boa opção para garantir as vitaminas necessárias à sua saúde, embora não tenham as fibras presentes nas frutas in natura. Assim, se for comprar polpas industrializadas, observe se não há adição de açúcar ou aromatizantes.

Uma opção ainda mais saudável é você mesmo bater as frutas e congelar em saquinhos próprios ou nas formas de gelo. Por isso, se optar por congelar sua própria polpa, evite coar o suco para preservar as fibras presentes. Boas opções de frutas para preparar polpas caseiras congeladas são goiaba, morango, manga, abacaxi e melancia.

Consumir alimentos frescos é sempre melhor para a saúde. Se você não tem tempo de ir ao mercado e cozinhar todos os dias, entretanto, alimentos como legumes, frutas e verduras congelados podem ser uma opção para ter mais praticidade no seu dia a dia. Seja comprando já congelados, seja congelando em casa você mesmo, esses alimentos ainda mantêm suas características nutricionais preservadas e podem ser utilizados para tornar sua alimentação ainda mais saudável.

Referências

Bouzari, A. et al. Vitamin retention in eight fruits and vegetables: a comparison of refrigerated and frozen storage. J Agric Food Chem. 2015 Jan 28;63(3):957-62. doi: 10.1021/jf5058793. Epub 2015 Jan 13.

Imagem: Venda foto criado por aleksandarlittlewolf – br.freepik.com

Gabriella Gachet

AvatarGabriella é Nutricionista Parceira do Vitamenu ! 🍎 Mindful Eating 😇 Reeducação Alimentar 🥗 Gastronomia Saudável - CRN 4 - 10100421

                       
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