O que é glúten?

O glúten é a parte proteica (proteínas) que encontramos no trigo, na cevada e no centeio.

É importante destacar que a aveia não contém glúten originalmente, porem, na cadeia produtiva (momento da colheita até a chegada do alimento ao mercado) a aveia é tratada junto com o trigo, e por isso pode ser “contaminada” com glúten. Esse processo é o que chamamos de contaminação cruzada.

O que o glúten causa a saúde?

A intolerância ao glúten causa sintomas que normalmente estão ligados ao nosso sistema digestório como:

  • Distensão abdominal
  • Vomito
  • Náuseas
  • Diarreia

A intolerância ao glúten é diferente da doença celíaca, está esta associada a reações do sistema imunológico (doença autoimune) e pode causar:

  • Anorexia
  • Instabilidade emocional
  • Anemia
  • Câncer

Como identificar a intolerância ou doença celíaca?

A identificação dessas patologias (doenças) pode ser feitas por médicos e confirmadas a partir de 3 métodos:

  1. Dieta de exclusão + teste de provocação oral
  2. Exames séricos
  3. Biopsia

Qual é o tratamento ?

Atualmente existe apenas uma opção de tratamento para a intolerância e doença celíaca que é a retirada total de glúten da dieta, deixando de consumir trigo, centeio, malte e aveia, assim como alimentos que tenham algum desses alimentos em sua composição.

É importante dizer que a doença celíaca não tem cura, porém a retirada do glúten da dieta minimiza os sintomas.

Retirar o glúten da alimentação faz bem a saúde?

Depende!

Para pessoas com intolerância e doença celíaca, sim, pois este é o tratamento existente para essas patologias.

Porem, pessoas que não apresentam doença celíaca ou intolerância, não precisam retirar o glúten da dieta, pois a restrição não está associada a nenhuma beneficio a saúde de acordo com estudos.

Ainda, por se tratar de cereais (alimentos fonte de fibras) é necessário a compensar essa ausência de fibras por alimentos como, legumes, vegetais e frutas.

Referências Bibliográficas:

CIESUNSKI, Juliana Zimerman; KOTZE, Lorete Maria da Silva; UTIYAMA Shirley Ramos da Rosa, Tratamento da doença celíaca: estado da arte. Revista GED – Gastroenterologia Endoscopia Digestiva. vol 35, nº3, p.114-121, 2016.

LIU, Shinfay Maximilian et al., Doença celíaca, Revista de Medica de Minas Gerais, vol 24, nº2, p.38-45, 2014.

Brasil. Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Declaração de Posicionamento da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição sobre Dieta sem Glúten.

Renato do Vitamenu

Renato é Nutricionista formado na Centro Universitário São Camilo. Vitamenu é o aplicativo ideal para quem quer Viver Melhor! Feito para quem quer Emagrecer, Engordar, Ganhar Massa ou Cuidar da Saúde. Controle facilmente alimentos, água e exercícios. Procure por "Vitamenu" na Google Play ou App Store e instale hoje!

Usamos cookies para melhorar sua experiência de uso, direcionar publicidade e entendermos como nosso clientes usam este site.