A verdade sobre o consumo de álcool, emagrecimento e o ganho de massa muscular

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“Consumir uma taça de vinho por dia faz bem a saúde”

E se não for vinho? Um copo só não faz mal né?

É muito comum nos depararmos com essa recomendação, mas será que realmente há benefícios?

Álcool e os riscos para a saúde

O álcool é uma droga lícita que quando consumido, altera a fisiologia (funcionamento) do corpo humano e é um fator de risco para muitas patologias, como:

  • Cirrose,
  • Pancreatite,
  • Miocardite,
  • Desnutrição,
  • Hipertensão arterial,
  • Infarto,
  • Entre outras.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que não existe um número de doses segura, em relação ao álcool. Logo, qualquer que seja a quantidade ingerida, há associação (como fator de risco) entre o álcool e patologias.

Beber atrapalhar no emagrecimento ou para ganhar massa muscular?

O álcool é uma droga capaz de gerar energia (calorias), quando metabolizado pelo organismo, assim, cada grama de álcool produz 7,1 calorias, contribuindo para a quantidade de caloria total consumida durante o dia.

Além disso, estudos mostram que o consumo de álcool inibe a oxidação lipídica (“queima de gordura”), o que contribui para o acumulo de gordura corporal.

Relacionado a isso, temos a relação entre gordura corporal e massa magra,  que quanto maior a quantidade de gordura corporal, menor a quantidade de massa magra corporal.

A figura abaixo, mostra uma relação entre o tipo da bebida alcoólica associada a uma quantidade em ml, com a quantidade de álcool, em gramas, em cada uma destas bebidas.

Fonte: Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool. 

Portanto, o beneficio proposto, do consumo em doses baixas, não é mais vantajoso do que os malefícios que estão associados.

Assim o consumo de álcool, não contribui para a performance, emagrecimento ou ganho de massa e deve ser evitado.

Referência Bibliográfica:

BRASIL. Secretaria Nacional Antidrogas. I Levantamento nacional sobre os padrões de consumo de álcool na população brasileira. Brasilia, 2007, 40p.

CENTRO DE INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E ÁLCOOL. Padrões de consumo do álcool. Disponível em: <http://cisa.org.br/artigo/4405/padroes-consumo-alcool.php>. Acesso em: 25/06/2018.

GUIMARÃES, Semizon, et al., Influência do consumo de álcool nas alterações antropométricas: uma revisão sistemática. Nutricíon Clínica Dietética Hospitalaria. v. 33, nº3, p. 68-76, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Inquérito domiciliar sobre comportamentos de riscos e morbidade referida de doenças e agravos não transmissíveis. Distrito Federal, 2002 – 2003.

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