[Alimento] Pinhão, descubra os seus benefícios na alimentação.

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Você conhece o pinhão?

O pinhão é uma semente (Araucária angustifolia) e o seu consumo é muito característico no período de março a setembro (outono e inverno), comum nas festas juninas.

Frequentemente consumido assado ou cozido, contudo, podemos encontrar preparações que vão de pinhão na chapa e até a farinha de pinhão.

O consumo do pinhão é relacionado a culturas do sul do país, pois é o local onde o fruto tem a sua maior incidência.

E nutricionalmente, o pinhão é um bom alimento?

Sim!

De acordo com estudos, o pinhão é:

  • Uma boa fonte de carboidratos (complexos),
  • Possui baixo índice glicêmico,
  • Fonte de fibras
  • Fonte de minerais, como o ferro, o potássio, entre outros.

Então podemos incluir o pinhão no nosso dia a dia, utilizando-o como fonte de carboidrato.

Como por exemplo, pré ou pós atividade física.

Preparações culinárias que levem pinhão podem ajudar a introduzir o alimento na rotina alimentar diária mais facilmente.

 

 

Referências Bibliográficas:

SCHVEITZER, Bianca et al., Caracterização química de pinhões – sementes de araucária angustifolia – em diferentes formas de preparo. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, Caçador, v. 3, nº1, p. 93-104, 2014.

BASSO, Clarissa Maria Grezzana. A araucária e a paisagem do planalto sul brasileiro. Revista de Direito Público, Londrina, v. 5, nº2, p. 1-11, 2010.

 

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