Vitaminas e Minerais (Alimentos Reguladores)

Alimentos Reguladores – Blog

Os alimentos reguladores, como o próprio nome sugere, regulam o funcionamento adequado de nosso organismo. Os minerais e as vitaminas representam os alimentos deste grupo. Esses nutrientes participam de inúmeros processos no nosso organismo, como por exemplo o transporte de oxigênio no sangue, formação dos ossos, formação de hormônios, entre outras. Mas muitas vezes, os alimentos que contêm esses nutrientes são deixados de lado no consumo do dia a dia, pois, os minerais e as vitaminas são encontrados, principalmente, em frutas, legumes e verduras (FLV).

No final da leitura você vai saber exatamente como pode acompanhar seu consumo diário de minerais e vitaminas.

Quais são os minerais e vitaminas existentes?

Minerais:

  • Cálcio,
  • Fósforo,
  • Magnésio,
  • Ferro,
  • Iodo,
  • Manganês,
  • Selênio,
  • Zinco,
  • Cobre.

Vitaminas:

  • Vitaminas do complexo B (B1,B2, B3, B5, B6, B8, B9, B12)
  • Vitamina A,
  • Vitamina C,
  • Vitamina D,
  • Vitamina E,
  • Vitamina K.

Quanto consumir de minerais e vitaminas?

Esse é um ponto muito importante, pois o consumo de minerais e vitaminas segue recomendações de ingestão diárias, ou seja, uma quantidade mínima que deve ser consumida para atender as nossas necessidades ao longo do dia. Isso porque não armazenamos estes nutrientes em nosso organismo, não temos estoque de vitaminas e minerais. Por isso a importância do consumo diário.

Portanto, as recomendações de ingestão diária tem por objetivo evitar carências nutricionais.

Dica: O Aplicativo Vitamenu fornece uma série de ferramentas para você entender quais são suas necessidades diárias nutricionais de minerais e vitaminas. Se ainda não usa o Vitamenu, instale hoje mesmo e entenda tudo sobre sua alimentação.

Além disso, o consumo inadequado, em quantidade, de minerais e vitaminas podem causar problemas de saúde.

Então, o consumo adequado de minerais e vitaminas, além de promover um bom funcionamento do organismo e saúde, promove uma melhor alimentação, uma vez que os minerais e vitaminas, geralmente são encontrados em maior quantidade em frutas,legumes e verduras.

Entretanto a vitamina B12 é exclusivamente encontrada em alimentos de origem animal. Por isso é importante destacar que caso você siga um padrão alimentar baseado em alimentos de origem vegetal, um nutricionista deve ser consultado para fazer as adaptações necessárias.

 

 

Referências Bibliográficas:

Brasil. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para População Brasileira. Brasilia: Ministério da Saúde, 2012, 158p.