Chá de Hibisco

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Uma vez que ao grande número de pessoas que buscam emagrecer é importante entender o papel desta planta no processo do emagrecimento. Ela realmente pode auxiliar no emagrecimento ou é mais uma dieta da moda?

O chá de hibisco é amplamente difundido como potente auxiliar no processo de emagrecimento. Hibiscus malvaceae é um gênero de plantas que apresenta por volta de 250 espécies. Entre elas o Hibiscus sabdariffa, que é comestível e utilizado em preparações culinárias.

O hibisco pode ser encontrado em diversos locais do mundo, com diversos nomes, como:

  • Brasil: rosele(a), groselha, papoula, flor da jamaica, azedinha, quiabo azedo, caruru-azedo, caruru-da-guiné e quiabo-deangola.
  • Espanha e México: jamaica
  • Itália: cardade,
  • Arábia: karkade,
  • Inglaterra: roselle
  • França: L’oiselle.

O chá de hibisco e o seu papel no emagrecimento:

Em resumo, estudos mostram que a composição do hibisco é rica em antioxidantes e compostos bioativos. Assim, devido aos efeitos que estes compostos proporcionam ao organismo, como o combate a radicais livres e efeito termogênico, o chá de hibisco ganhou destaque no emagrecimento. Portanto, o chá de hibisco pode ser um aliado de uma alimentação saudável e um estilo de vida ativo, afim de obter os benefícios destes princípios bioativos. Porém, a utilização por si só do chá de hibisco não promove o emagrecimento.

Os compostos do hibisco variam de acordo com a parte da planta utilizada,  por exemplo a folha apresenta vitamina A e vitamina B1, sais minerais e aminoácidos.

Para elaboração do chá de hibisco usa-se o cálice que também é encontrado com o nome de flor de hibisco. As funções normalmente atribuídas ao chá de hibisco são:

  • Diurético
  • Uricosúrico (auxílio na excreção de ácido úrico)
  • Antimicrobiano
  • Anti-hipertensivo
  • No tratamento gastrointestinal
  •  Antioxidante

Uma planta muito além do chá

Contudo, o hibisco não tem seu uso limitado apenas ao chá, é muito utilizado na culinária, no preparo de feijão, sopas, ensopados e provavelmente a preparação mais conhecida, o arroz-de-cuchá, prato típico do Maranhão.

Além disso, o uso ornamental (decorativo) com a planta é muito comum, talvez você já tenha visto pelo seu caminho  mas ainda não conhecia. Veja abaixo se o reconhece:

Hibiscus sabdariffa

Hibiscus rosa-sinensis

O chá de hibisco é para todos?

Muito é falado sobre suas contra indicações do chá de hibisco. Os maiores destaques foram para mulheres grávidas e potencial para a infertilidade.

O efeito diurético promovido pelo chá de hibisco, pode alterar a os movimentos uterinos, podendo trazer problema a gravidez. Assim, o chá de hibisco deve ser totalmente evitado por mulheres grávidas.

Por outro lado, a ideia da contra indicação em relação a fertilidade surgiu de um estudo, o primeiro a observar este fator. No entanto, o estudo foi realizado em ratos, além disso, o local do estudo pode ter sido uma outra limitação do estudo pela variação de espécie de acordo com a geografia. Portanto, não é possível afirmar que o chá de hibisco pode ter efeitos de infertilidade.

 

Referências Bibliográficas:

CUNHA, Jersica Martins et al., Os efeitos do hibisco (hibiscus sabdariffa) no emagrecimento. Revista Científica Univiçosa, Viçosa, v.8, n. 1, jan-dez, p. 657-661, 2016

SILVA, Edna  Carla Araújo et al., Caracterização físico-química da flor de hibisco(rosa-sinesis L.) e folhas de louro (Laurus nobilis L.) utilizados como fitoterápicos e no consumo alimentar. In: III CONBRACIS.

VASUDEVA, Neeru; SHARMA, S. K. Post-Coital Antifertility Activity of Hibiscus rosa-sinensisLinn. Roots. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. v.5, issue 1, p. 91-94.2007.

 

Aprenda mais com estes artigos:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...




Instale hoje o Vitamenu e comece sua nova vida!

Você vem? É hora de conquistar seus objetivos! Estamos te esperando! Instale agora:


Celular com receita Vitamenu
Precisando Perder Peso ou Ganhar Massa?
Clique e conheça nosso método