Devo substituir o chocolate pelo cacau em pó para ser mais saudável?

O chocolate, doce preferido de 9 entre 10 pessoas ao redor do mundo, é feito a partir das sementes do cacau secas, torradas e moídas. A essas sementes, adiciona-se leite, açúcar ou outros ingredientes e o chocolate está pronto para comer.

Porém, quanto mais amargo o chocolate, maior o teor de cacau e, consequentemente, maior é a concentração de substâncias benéficas à saúde. Dessa forma, será que você precisa substituir o chocolate pelo cacau em pó na sua alimentação?

Benefícios do cacau para a saúde

O cacau é uma fruta tropical, nativa da América Central e cultivada no Brasil principalmente nas regiões norte e nordeste. Além disso, o cacau é rico em substâncias chamadas compostos bioativos, ou seja, que desempenham alguma função nosso organismo, trazendo benefícios à saúde.

Dentre essas substâncias destacamos os polifenóis, compostos antioxidantes que possuem ação anti-inflamatória, antienvelhecimento e que podem prevenir doenças.

O cacau também é rico em cafeína, substância estimulante do sistema nervoso, que melhora a circulação sanguínea, aumenta a disposição, a concentração e o foco. Confira aqui alguns desses benefícios:

  • Combate o envelhecimento precoce
  • Previne doenças como o Alzheimer
  • Ajuda a controlar o colesterol e a pressão
  • Melhora o humor e a concentração

Qual a diferença entre consumir o cacau em pó e o chocolate?

Enquanto o cacau em pó de boa qualidade mantém suas as propriedades, no chocolate isso vai depender do teor de cacau e dos demais ingredientes adicionados ao produto. Quanto mais açúcar e leite adicionado, menor o teor de cacau e menor serão os benefícios para a saúde.

Quando falamos de chocolate branco, porém, esse é o menos saudável, já que é feito somente da manteiga de cacau. Os chocolates com teor de cacau acima de 65% são os mais indicados, já que possuem menos açúcar e mais cacau, assim como mantêm as substâncias benéficas do cacau.

Afinal, devo substituir o chocolate pelo cacau em pó?

Você não precisa eliminar o chocolate de vez da sua vida, mesmo que esteja buscando emagrecer. Comece substituindo o chocolate pelo cacau em pó em algumas receitas, como bolos e mousses, fazendo com que fiquem mais saudáveis.

Você também pode trocar o achocolatado em pó, rico em açúcar, pelo cacau ou um chocolate em pó de boa qualidade e alto teor de cacau. Entretanto, se você é daqueles que não abrem mão de um chocolatinho, prefira os chocolates amargos – eles possuem menos açúcar e mais benefícios para a saúde.

Além disso, uma dica é comer o chocolate junto com uma fruta ou castanha, para ter mais saciedade. Portanto, você pode continuar comendo chocolate, desde que seja com moderação e com teor de cacau acima de 65% e substituí-lo em algumas receitas pelo cacau em pó.

Dicas para incluir o cacau em pó e o chocolate de maneira saudável no seu dia a dia

  • Além da qualidade, prefira chocolates com teor de cacau superior a 65%
  • Substitua o achocolatado por cacau em pó em receitas de bolos, mousses, sorvetes e tortas
  • Comer 30 gramas de chocolate amargo todos os dias traz benefícios para a saúde do cérebro e do coração – coma junto com uma fruta ou castanhas para ficar mais saciado
  • Adicione uma colher de chá de leite em pó desnatado e uma pitada de cacau em pó ao café para um delicioso capuccino saudável

Referências

EFRAIM, P. et al. Polifenóis em cacau e derivados: teores, fatores de variação e efeitos na saúde. Braz. J. Food Technol., Campinas, v. 14, n. 3, p. 181-201, jul./set. 2011.

DEL REY, J.; MEDEIROS, F. Chocolate e os Benefícios Cardiovasculares. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Ano 10, Julho / Setembro de 2011.

Imagem: Alimento foto criado por kroshka__nastya – br.freepik.com

Gabriella Gachet

AvatarGabriella é Nutricionista Parceira do Vitamenu ! 🍎 Mindful Eating 😇 Reeducação Alimentar 🥗 Gastronomia Saudável - CRN 4 - 10100421

                       
Comece hoje sua vida saudável!
                       

É hora de conquistar seus objetivos, não deixe para a semana que vem. Estamos te esperando!

Precisando Perder Peso ou Ganhar Massa?
Clique e conheça nosso método