Como as bebidas alcoólicas podem afetar a perda de peso

cerveja e dieta

Você com certeza já se perguntou se aquele chope com os amigos ou aquela taça de vinho depois de um dia estressante poderiam de alguma forma influenciar o seu peso.

Quando dentro de um planejamento alimentar equilibrado, um drink bebido socialmente pode perfeitamente caber na sua rotina. Porém, é importante lembrar que as bebidas alcoólicas não parecem, mas têm sim calorias.

Veja aqui como as bebidas alcoólicas afetam o seu peso e como fazer com que elas caibam na sua rotina de forma equilibrada.

Quantas calorias têm um copo de cerveja?

Independente se a bebida é fermentada, como o vinho e a cerveja, ou destilada, como o uísque ou a cachaça, o álcool presente nelas possui calorias.

O álcool é resultado da fermentação do açúcar presente na matéria-prima de cada bebida e por isso possui aproximadamente 7 calorias por grama – mais que 1 grama de carboidrato, que tem 4 calorias!

Além das calorias do álcool em si, muitos drinks também levam açúcar, leite condensado, frutas, o que acrescenta ainda mais calorias no seu copo – isso sem falar dos petiscos que normalmente acompanham cada rodada.

Lembre-se disso quando pedir sua próxima taça.

Para te ajudar, confira aqui as calorias de algumas bebidas populares:

  • Cerveja (350ml): 147 calorias
  • Vinho branco (125 ml): 178 calorias
  • Vinho tinto (125 ml): 107 calorias
  • Champanhe (125 ml): 85 calorias
  • Vodka (20 ml): 48 calorias
  • Gin (30ml): 60 calorias
  • Uísque (100 ml): 240 calorias
  • Cachaça (50ml): 120 calorias

Como as bebidas alcoólicas afetam o peso?

Como visto acima, algumas bebidas possuem quantidades importantes de calorias. Dependendo da quantidade ingerida, elas podem ultrapassar até mesmo as calorias de uma pizza ou hambúrguer!

Por exemplo, 2 latas de cerveja possuem a mesma quantidade de calorias que uma fatia de pizza de muçarela.

Dessa forma, é importante ficar atento à quantidade de bebida que estamos tomando. Além disso, o excesso de álcool, assim como o excesso de gordura, é acumulado no nosso corpo na forma de gordura.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, além de favorecer o ganho de peso, torna o metabolismo mais lento, dificultando o ganho de massa muscular, assim como prejudica o funcionamento do fígado, órgão que faz o detox natural do nosso corpo. Por isso antes de pedir ao garçom pra trazer a próxima rodada, lembre-se disso e, principalmente, modere nas bebidas.

Dicas para equilibrar o consumo de álcool

Sem planejamento, o consumo de álcool em grande quantidade pode afetar o peso, reduzir o metabolismo e trazer outros prejuízos à saúde. Entretanto, você pode seguir algumas dicas para não precisar perder o happy hour com os amigos:

  • Evite os drinks com açúcar, leite condensado e creme de leite
  • Intercale cada copo ou taça de bebida com um copo de água
  • Evite os petiscos fritos e gordurosos
  • Não saia para beber com fome – procure fazer um lanche rápido e saudável antes para não exagerar na comida ou na bebida
  • Apesar das bebidas destiladas como a vodca terem menos calorias, os drinks normalmente são acompanhados por outras bebidas ou ingredientes, por isso fique atento

Em síntese, o excesso de bebidas alcoólicas afetam o peso, o metabolismo e podem prejudicar o ganho de massa muscular, por isso, beba com moderação.

Se precisar controlar sua alimentação, conheça o Vitamenu, o aplicativo que te ajuda na dieta e a ter uma vida mais saudável !

Referencias

Brito Filho, S.B. et al. Effect of chronic ingestion of wine on the glycemic, lipid and body weight homeostasis in mice. Arq Bras Cir Dig 2016;29(3):146-150. / Kachani, A.T. et al. O impacto do consumo alcoólico no ganho de peso. Rev. Psiq. Clín 35, supl 1; 21-24, 2008.

Água foto criado por azerbaijan_stockers – br.freepik.com

Gabriella Gachet

AvatarGabriella é Nutricionista Parceira do Vitamenu ! 🍎 Mindful Eating 😇 Reeducação Alimentar 🥗 Gastronomia Saudável - CRN 4 - 10100421

                       
Comece hoje sua vida saudável!
                       

É hora de conquistar seus objetivos, não deixe para a semana que vem. Estamos te esperando!

Precisando Perder Peso ou Ganhar Massa?
Clique e conheça nosso método