Como diminuir o consumo de sódio?

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O sódio é um mineral que obtemos pela alimentação, além disso, é o mineral que temos em maior quantidade no nosso corpo.

Quando falamos em alimentação saudável é muito comum ouvirmos “Tem que tirar o sódio” .

Mas você sabia que o sódio tem funções vitais no nosso organismo?

  1. Regula a quantidade dos outros minerais que temos no corpo (potássio, cálcio, ferro e outros)
  2. Ajuda a formar o ácido que faz a digestão dos alimentos
  3. Auxilia no transporte de inúmeras substâncias no nosso organismo.

Outra frase muito comum é: “É só tirar o sal”.

O sódio é um dos componentes do sal de cozinha, mas você sabia que em muitos outros alimentos também encontramos sódio? Principalmente nos alimentos processados, como enlatados e embutidos.

A ingestão recomendada é de 2000mg por dia, ou seja, o quanto de sódio devemos consumir por dia.

É importante lembrar que o sal de cozinha (sódio adicionado) e o os alimentos que contem sódio, todos entrem nesse valor.

Como saber quais alimentos estou consumindo tem mais sal?

No Vitamenu você tem um relatório de quais alimentos você consumiu com mais calorias, mais carboidratos e vários outros nutrientes, entre eles o sódio. Deste modo fica fácil saber quais alimentos você deve diminuir o consumo, caso esteja ultrapassando o total de 2000mg por dia. Baixe o Vitamenu gratuitamente!

Alimentos que são campeões de sódio

AlimentosSódio
Margarina9.43 mg
Presunto9.41 mg
Mortadela9.30 mg
Biscoito salgado8.54 mg
Bolacha salgada8.54 mg
Maionese (molho)8.31 mg
Torrada de qualquer pão8.29 mg
Pão de queijo7.73 mg
Pão com margarina6.97 mg
Pão de forma industrializado de qualquer marca6.81 mg
Pão de sal (Pão Francês)6.48 mg
Biscoito salgado integral6.44 mg
Bolacha de água e sal (cream cracker)6.36 mg
Pão com manteiga6.36 mg
Bisnaguinha5.36 mg

Tabela – Quantidade de sódio em mg presente em cada g de alimento. Referencia de alimentos mais consumidos pelos usuários no aplicativo do Vitamenu.

Referências Bibliográficas:

SILVA, Sandra M. Chemin S. da; MURA, Joana D’Arc Pereira. Tratado de Alimentação, Nutrição & Dietoterapia. 2ª Edição. Roca. 2011. São Paulo: 2011. 1263p.

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