“Dia do Lixo” ajuda emagrecer? Como fazer?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos. Nota: 5,00 de 5)
Loading...

Dia do Lixo é uma estratégia utilizada por pessoas que fazem uma dieta restritiva e regrada. Antes de mais nada, precisamos destacar que não existe comida lixo. O que torna uma refeição ruim ou boa é a combinação de toda sua alimentação e do seu dia a dia.

O dia do lixo geralmente é feito por praticantes de atividades físicas e atletas para evitar o famoso efeito platô do emagrecimento e também para sair um pouco da rotina alimentar regrada.

Com o dia do lixo, há um aumento no metabolismo para digerir o maior volume de alimentos e, com a volta à dieta no dia seguinte, o metabolismo continua acelerado, promovendo o emagrecimento e perda de peso.

No entanto, é preciso tomar certo cuidados com a prática.

Cuidados com o Dia do Lixo

O primeiro cuidado que deve ser tomado é em relação à dieta propriamente dita, que deve ser individualizada e criada especificamente por um profissional e para o objetivo da pessoa.

O Segundo cuidado é em relação a rotina e a adesão da dieta, ou seja, o praticante deve seguir à risca evitando os famosos “beliscos”. Estes pequenos desvios são o suficiente para acabar com a dieta toda, principalmente os com restrição calórica muito altas.

Veja um exemplo de uma pessoa chamada Maria, e que tem uma dieta baseada em 1300 kcal.

Maria é determinada e segue exatamente o plano alimentar de sua nutricionista, inclusive usa uma balança para pesar os alimentos. Ela esta determinada em atingir sua meta!

Mas a Maria adora um docinho e depois do almoço e jantar ela come um quadradinho de chocolate de sobremesa. Ou seja, são 2 quadradinhos de chocolate ao dia.

Achando que é algo muito pequeno, ela nem se preocupa com isso. Mas olha só:

Um quadradinho de chocolate de 25 gramas tem em média 125 kcal. Isso quer dizer que Maria come 250 kcal por dia ALEM do que o plano alimentar sugere. Quase 20% a mais!

Por isso é preciso ter cuidado com os beliscos, principalmente nos doces.

Sou disciplinado e não belisco nada durante a semana. Posso então ter um dia do lixo?

Se você esta disciplinado na sua alimentação e evita os beliscos então o dia do lixo pode ser uma estratégia interessante. O ideal é ter apenas um dia da semana e apenas uma refeição deste dia para comer o que quiser.

Isso por que se você exagerar nos dias e nas refeições, você pode acabar com seu esforço da semana toda! Então é preciso ter cuidado.

Veja na imagem abaixo um exemplo de como o exagero pode acabar com a semana toda

Consumo elevado de calorias nos finais de semana aumentam a média de calorias semanal, acabando com a dieta.
Como os finais de semanas podem acabar com toda sua dieta

A imagem mostra um indivíduo com uma meta calórica de 2.000 kcal por dia.

Mas nos finais de semana acaba exagerando…

Perceba que a média de calorias da semana foi 2.685 kcal. Ou seja, praticamente jogou todo esforço fora.

Por isso sugerimos que se faça apenas uma refeição de dia do lixo e só aquela que te dê prazer e te satisfaça de verdade!

Como controlar calorias

Quer controlar suas calorias, inclusive do dia do lixo, além de contabilizar seus carboidratos, proteínas e muito mais? Então instale o Vitamenu hoje mesmo em seu celular!

O Vitamenu é um aplicativo com diário alimentar, receitas, cardápios e uma Rede Social incrível para você aprender e se divertir. Junte-se a nós, é grátis!

Aprenda mais com estes artigos:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos. Nota: 5,00 de 5)
Loading...




Instale hoje o Vitamenu e comece sua nova vida!

Você vem? É hora de conquistar seus objetivos! Estamos te esperando! Instale agora:


Celular com receita Vitamenu
Precisando Perder Peso ou Ganhar Massa?
Clique e conheça nosso método