Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial Da Alimentacao

Dia 16 de outubro é o dia Mundial da Alimentação

De acordo com dados de 2013 da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e da ONU, 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são perdidos por ano. De todo alimento produzido no mundo, este desperdício corresponde a 30% do total.

A FAO tem definições diferentes para os termos alimentos “perdidos” e “desperdício”

Perdidos: Redução da disponibilidade de alimento, desde produção do alimento, até chegar ao consumo.

Desperdício: O desperdício, ocorre no ato de consumo.

O Governo do Brasil, junto a FAO trazem algumas dicas que podem auxiliar na redução da perda e desperdício de alimentos, assim, todos nós podemos nos mover em prol desta ação, fazendo nosso parte e contribuindo para melhora desse cenário:

  1. Planejar as compras
    Sem planejamento, as compras geralmente excedem o que realmente precisamos. Além disso, é comum, ao longo do mês, esquecer de utilizar alguns alimentos comprados. Por isso, o planejamento é importante, além de gerar economia.
  2. Uso das sobras
    Reaproveitar os alimentos que sobram. Um exemplo são as frutas, que podem ser transformadas em compotas. Além disso, verificar quais alimentos podem ser congelados e reaquecidos posteriormente.
  3. Armazenar corretamente os alimentos
    Seguir as instruções para conservar os alimentos, cada alimento precisa de um armazenamento especifico sempre observando a validade do produto.
  4. Calcular as porções
    Tentar de alguma forma, calcular as porções e quantas pessoas irão consumir os alimentos que serão preparados, para evitar assim os desperdícios.
  5. Cuidados com o manuseio
    É comum que as pessoas escolham alimentos, especialmente legumes e frutas, pelo tato, por exemplo, apalpando frutas e pelo visual. O que pode gerar um desperdício simplesmente pela aparência e deformações em alimentos nutricionalmente adequados.

Participe desta causa, e vamos diminuir o desperdício de alimentos!

Se quiser saber mais sobre o assunto, existem muitos órgãos que atuam neste problema mundial, como por exemplo a Ong Banco de Alimentos.

 

Referencia Bibliográfica:

Governo do Brasil. GovBR. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cidadania-e-inclusao/2018/08/combate-ao-desperdicio-de-alimentos-e-desafio-do-brasil-e-do-mundo-nos-proximos-anos>. Acesso em: 10/10/2018

Food and Agriculture Organization. Disponível em: http://www.fao.org/docrep/014/mb060e/mb060e00.pdf

Ong Banco de Alimentos. Disponível em: <http://www.bancodealimentos.org.br/>. Acesso em: 10/10/2018

Que tal esses outros artigos?