[Dicas] Carboidrato a noite engorda? 9 mitos sobre alimentação

Carboidrato A Noite Não Pode

Carboidratos a noite, posso consumir? Carboidratos são vilões? Detox funciona? Os mitos alimentares são suposições sobre alimentação, os efeitos que o consumo de determinados alimentos podem causar em nosso corpo. Desde “manga com leite mata” que ouvíamos de nossos avós, até as dietas da moda, que viraram febre na internet, nós vamos desmistificar estes e outros mitos sobre a alimentação

Carboidratos a noite engorda!

Consumir carboidrato a noite não engorda!

O que determina se iremos  perder, manter ou ganhar peso, não tem relação com o horário em que consumimos carboidratos.

Se os carboidratos estiverem ajustados corretamente as nossa necessidades, não haverá problema algum em consumi-los a noite.

Alimentos feios, podem ser consumidos?

Sim, com certeza! A unica diferença esta em seu formato, as vezes um machucado na casca ou até uma forma estranha, detalhes que podem ser consertados antes do preparo, lavando, descascando e descartando aquela parte em especifico.

Além disso, muitas vezes esses alimentos são otimas opções para se conseguir um preço menor e fazer economia.

Beber enquanto come, engorda ou faz mal?

Beber líquidos enquanto comemos engorda. Este habito pode dilatar o estomago momentaneamente, porém é um processo reversível.

Porém, como sempre falamos, a escolha alimentar é fundamental, então a escolha dos líquidos é muito importante para uma alimentação de qualidade.

Comer antes de dormir, é prejudicial ?

Não. Porém muitas pessoas não se sentem confortáveis, tem dificuldades em dormir de barriga cheia ou podem apresentar até complicações, porém isso não significa que todas pessoas terão dificuldade.

É importante conhecer o nosso organismo e que nossa rotina alimentar esteja ajustada de acordo com nossas preferencias.

Detox serve para emagrecer rápido ou desintoxica?

Não! Dietas detox, sucos detox, sopas detox, enfim, todas prometem a ideia de que irão limpar seu organismo, eliminar toxinas, acabar com os radicais livres, até promover o emagrecimento, entre outras ações.

Porém, a “limpeza” do organismo é feita por órgãos, como o figado e para isso, precisamos que o organismo esteja saudável e funcionando bem.

Assim, o consumo de preparações detox contribuem para a ingestão de nutrientes, como vitaminas e minerais, mas não exercem a ação de “desintoxicar” o organismo ou emagrecer.

Um suco detox, um suco verde, um suco colorido é sim, uma boa fonte de nutrientes e vitaminas.

Posso substituir shakes por refeições?

É muito comum empresas que vendem o emagrecimento através da substituição de refeições por shakes.

Isso não deve ser feito!

Os shakes normalmente apresentam composições pobre de nutrientes e baixa caloria, oque não supri as necessidades nutricionais e energéticas diárias. Este fato pode até promover um emagrecimento, porém, não será saudável e pode trazer complicações à saúde.

Carboidratos engordam?

Não! O que determina nosso peso são as calorias de acordo com nossa rotina, então:

  • para perder peso, devemos gastar mais energia do que consumimos.
  • para manter peso, devemos gastar a mesma quantidade de energia que ingerimos
  • Para ganhar peso, devemos consumir mais energia do que gastamos.

Mas lembre-se, a escolha dos alimentos é fundamental para que esses processos aconteçam com qualidade.

Então devemos atender nossas necessidades energéticas com alimentos de boa qualidade, preferêncialmente, os in natura e minimamente processados.

Dieta sem glúten, qual o beneficio?

A dieta sem glúten tem beneficio comprovado por estudos científicos apenas para pessoas celíacas. A retirada do glúten da dieta não significa perda de peso. Então a retirada do glúten apresenta como único beneficio

Comer de 3 horas em 3 horas:

“Precisa comer de 3 em 3 horas para acelerar o metabolismo”

Muitas vezes não conseguimos seguir esse período de alimentação, devido a rotina diária. Porém isso não significa de forma nenhuma, que o planejamento alimentar (dieta) não terá efeito.

Os intervalos entre as refeições podem até ser menores, por exemplo 2 horas ou então maiores, 4, 5 , 6 horas, dependendo da rotina de cada pessoa. Isso pode sim gerar o resultado esperado, dependendo apenas de um ajuste de quantidade de nutrientes de acordo com a rotina e a necessidade específica de cada pessoa.

 

Referência Bibliográfica:

Brasil. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2016, 166p.

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