Entenda o “Guia Alimentar Para População Brasileira 2017”

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O que é o Guia Alimentar Para População Brasileira?

É um documento que contém explicações sobre alimentação, com foco na população brasileira, pensando em uma alimentação que seja adequada e saudável.

Foi elaborado pelo Ministério da Saúde do Brasil em parceria com Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a NUPENS (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde) da Universidade de São Paulo (USP).

É uma ferramenta que pode auxiliar no processo de educação alimentar e nutricional.

Muitas instituições utilizam o Guia Alimentar Para População Brasileira em suas ações e/ou faz sua divulgação, a fim de incentivar sua leitura, como:

  1. Ministério da Saúde
  2. Conselho Regional de Nutricionistas
  3. Conselho Federal de Nutricionistas
  4. Agencia Nacional de Saúde Complementar
  5. SUS
  6. Organização Pan-Americana de Saúde

Nós do Vitamenu utilizamos o Guia Alimentar para levar conhecimento para você!

Ficou interessado? Acesse o Guia Alimentar no link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

Principais dicas do Guia Alimentar da População Brasileira:

Alimentos in natura e minimamente processados.

  • Alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza.
  • Alimentos minimamente processados correspondem a alimentos in natura que foram submetidos a processos de limpeza,  remoção de partes não comestíveis  ou indesejáveis, fracionamento,  moagem, secagem,  fermentação,  pasteurização,  refrigeração,  congelamento e  processos similares  que não envolvam  agregação de sal,  açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.

Uso de óleos e gorduras

Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias

  • Desde que utilizados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados, óleos, gorduras, sal e açúcar contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem torná-la nutricionalmente desbalanceada.

Ingestão de água

  • Como qualquer alimento, a quantidade de água que precisamos ingerir por dia é muito variável e depende de vários fatores. Entre eles estão a idade e o peso da pessoa, a atividade física que realiza e, ainda, o clima e a temperatura do ambiente onde vive. Para alguns, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente; outros precisarão de três ou quatro litros ou mesmo mais, como no caso dos esportistas.

Como escolher alimentos

  • Alimentos devem ser adquiridos em mercados, feiras, sacolões, açougues e peixarias que se apresentem limpos e organizados e que ofereçam opções de boa qualidade e em bom estado de conservação.

Informação confiável

  • Há muitas informações sobre alimentação e saúde, mas poucas são de fontes confiáveis  Utilize, discuta e divulgue o conteúdo este guia na sua família, com  seus amigos e colegas, e em organizações da sociedade civil de que você faça parte.

Referência Bibliográfica

Brasil. Ministério da Saúde. Guia Alimentar Para População Brasileira. 4ª Edição. Brasilia: 2014. 158p.

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