Manteiga ou Margarina, qual é a melhor?

Manteiga Ou Margarina

A manteiga já virou vilão e margarina passou a ser a melhor alternativa, inclusive com opções que prometem ser boas para o colesterol e coração. Vamos entender a diferença entre elas?

Como é feita a manteiga?

A manteiga é obtida através do leite, especificamente da nata, por um processo chamado de batimento do creme de leite.

Assim, sua composição é rica em gorduras, como colesterol e gorduras saturadas.

Mas e a margarina, é feita como?

A margarina é feita através de um processo industrial, chamado hidrogenação , transformando gorduras insaturadas, em gorduras saturadas e gordura trans.

Qual é melhor opção?

O fato da manteiga possuir colesterol e gorduras saturadas assusta algumas pessoas, que acabam optando pelo consumo da margarina ao invés da manteiga. Porém, a gordura trans existente na margarina, inibe a ação das enzimas no fígado, facilitando a formação do colesterol.

Além disso, a gordura trans, encontrada no leite aumenta o colesterol LDL (conhecido como o mau colesterol) e diminui o HDL (conhecido popularmente como o bom colesterol).

Outra vantagem, é o fato da manteiga ser obtida do leite, um produto considerado in natura.

Então, o consumo da manteiga é mais interessante do que o da margarina, mas sempre analisando as condições do indivíduo, levando em consideração as alergias relacionadas e o consumo, pois sabemos que este produto é rico em gordura e não dá para exagerar!

Tabela Nutricional (Porção = 10g)

 Referência Bibliográfica:

BRASIL. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 166p.

Que tal esses outros artigos?