Dia do Nutricionista: Importância do Acompanhamento Nutricional

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Dia 31 de Agosto é o Dia do Nutricionista! Estes profissionais contribuem para uma nova maneira de viver das pessoas.

Maneira de viver? Isso mesmo! Você sabia que a palavra dieta, do grego díaita, significa “maneira de viver“?

Atualmente, falar de alimentação saudável não é uma tarefa muito fácil. O simples ato de comer, traz questões políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais. E tudo isso deve ser considerado quando este assunto aparece em pauta!

Hoje, as pessoas referem-se a alimentação saudável como o consumo restrito de alimentos e nutrientes…aquela “tal dieta” que se inicia sempre as segundas-feiras. Sabe qual é? Pois bem, o padrão de beleza imposto por muitos famosos e redes sociais, desperta a curiosidade em experimentar tudo o que é “low” e a compra somente do que é “free” e infelizmente esquecendo ou não conhecendo a real NECESSIDADE!

A palavra dieta, do grego díaita, significa “maneira de viver” e seu conceito se modificou ao longo dos anos, ligada a restrição de alimentos e nutrientes.

Como o nutricionista faz uma dieta?

A prescrição da dieta ou prescrição dietética é baseada em diversos critérios de seleção dos alimentos, e deve buscar os conceitos de alimentação adequada, estudada pelos princípios da ciência da Nutrição. Por isso, o acompanhamento nutricional compete ao profissional que domine o assunto…o Nutricionista!

Planejar uma “dieta”  ou “plano alimentar” ou simplesmente a entrega de um cardápio personalizado, significa dispor alimentos baseada em critérios científicos, culturais, e principalmente pessoais, respeitando a fase do indivíduo (criança, adolescente, gestante, etc)  e suas preferências.

Assim, o acompanhamento nutricional leva-se em consideração:

  • Acesso à Variedade
  • Gênero: masculino ou feminino
  • Fase da vida: Gestante, criança, adolescente, adulto, idoso,
  • Atividades: tipo de atividade física, tipo de trabalho, rotina,
  • Estado Nutricional: através de medidas e exames solicitados,
  • Aspectos emocionais e sociais
  • Fatores patológicos (doenças) e hereditários.

Notou a importância de um acompanhamento nutricional? Por isso, tenha cuidado ao acompanhar “dietas” de outras pessoas, não respeitando as suas particularidades! Nem sempre o que deu certo para o outro pode dar certo para você! #sigaumnutricionista

Junta com seu nutricionista você pode usar o Vitamenu, que é um aplicativo que te oferece sugestões de cardápios ou a possibilidade de montar a dieta prescrita por seu nutricionista. Deste modo você tem sempre como controlar sua dieta após a consulta! Comece usar o Vitamenu hoje!

Dia 31 de Agosto, dia do Nutricionista!

Referência Bibliográfica:

Philippi, S.T; Aquino, R.C de. Dietética: princípios para o planejamento de uma alimentação saudável. Barueri, Sp: Manole, 2015.

Fundo vetore desenhado por Freepik

Aprenda mais com estes artigos:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...




Instale hoje o Vitamenu e comece sua nova vida!

Você vem? É hora de conquistar seus objetivos! Estamos te esperando! Instale agora:


Celular com receita Vitamenu
Precisando Perder Peso ou Ganhar Massa?
Clique e conheça nosso método