Ômega-3: Você já ouviu falar, mas sabe o que são e onde encontrá-los?

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Você já ouviu falar de ômega-3 e ômega-6, mas você sabe o que eles são?

Os ômegas 3 e 6 são dois tipos de “gorduras boas”, que desempenham papeis fundamentais em nosso organismo.

Quando consumimos alimentos que tenham ômega 3 e/ou ômega 6, eles se convertem em outras substâncias que tem funções tanto no nosso metabolismo, como na manutenção de nossa saúde.

Nosso organismo não produz ômega 3 e ômega 6, assim, o consumo de alimentos fontes de ômega 3 e ômega 6 são fundamentais para qualidade de vida e longevidade.

Alimentos fontes de ômega 3 e ômega 6:

Ômega 3 Ômega 6
Óleo de peixes Óleo de soja
Linhaça Óleo de milho
Peixes Óleo de algodão
Frutos do mar Óleo de girassol
Crustáceos

Quais os benefícios de consumir ômega 3 e ômega 6 ?

Alguns dos benefícios que o consumo de ômega 3 e ômega 6 podem nos proporcionar são:

  1. Auxiliar nosso sistema imune no bom funcionamento do organismo.
  2. Desenvolvimento cerebral do bebê (período de gestação e primeiros anos de vida)
  3. Desenvolvimento da visão do bebê (período de gestação e primeiros anos de vida)
  4. Auxiliar em doenças cardiovasculares (doenças do coração)
  5. Diminuição dos níveis de colesterol
  6. Diminuição dos níveis de triglicerides
  7. Aumento dos níveis de HDL “colesterol bom”

O quanto devo consumir de ômega 3 e ômega 6 na minha alimentação?

A forma mais simples de melhorar o consumo de ômega 3 e ômega 6 é introduzir os alimentos fontes (peixes,frutos do mar e óleos vegetais, esses, em pequenas quantidades e com moderação) na alimentação, aos poucos.

Assim, além de melhorar nosso consumo de ômega 3 e ômega 6, podemos desenvolver ao longo do tempo, um padrão alimentar mais saudável e durável.

 

 

Referências Bibliográficas:

BARRA, Kiriaque et al., Ácidos graxos das séries ômega 3 e 6 e suas  implicaçõesna saúde humana, Revista Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, São Paulo, vol. 32, nº 2, p. 129-145, agosto, 2007.

MARTIN, Clayton Antunes et al., Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6: importância e ocorrência em alimentos, Revista de Nutrição, Campinas, vol. 19, p. 761-770, novembro/dezembro, 2006.

SÚAREZ-MAHECHA, Héctor et al., Importância de ácidos graxos poliinsaturados presnetes em peixes de cultivo de ambiente natural para a nutrição humana, Boletim do Instituto de Pesca, São Paulo, vol. 28, p. 101-110, 2002.

 

 

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