Semente de Chia e seus Benefícios

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A chia (Salvia hispânica L.) é uma semente.

Seus primeiros registros de consumo são dos tempos dos povos maias e astecas, onde seu cultivo foi extinto, retornando no início da década de 90.

Abaixo trazemos para vocês uma lista de alguns dos muitos benefícios que a chia pode nos proporcionar se consumida em quantidades adequadas.

1 – Elevado valor nutricional:

Em sua composição temos:

  • Proteínas,
  • Fibras alimentares,
  • Lipídios como: ω-3 (ácido α-linolênico) e ω-6 (ácido linoleico),
  • Vitaminas,
  • Minerais e
  • Antioxidantes (tocoferóis e polifenois)

2 – Rica em ácidos graxos poli-insaturados:

O consumo adequado desse tipo de lipídio na dieta promove a redução na incidência de doenças cardiovasculares, devido a redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, além da redução da pressão arterial.

3 – Possui antioxidantes naturais:

A chia é fonte de antioxidantes naturais, que possuem a habilidade de “capturar” radicais livres, os quais são danosos ao nosso organismo, prejudicando a saúde.

4 – Boa fonte de proteínas:

A chia é um alimento fonte de proteína de origem vegetal, podendo ser comparada a algumas das principais fontes de proteínas utilizadas por indivíduos que seguem dietas vegetariana ou dieta vegana.

Além de ser boa fonte proteica, considerada de alto valor biológico, sendo composta por todos os aminoácidos essenciais. Isso quer dizer que tem a mesma composição de proteínas de origem animal, porem sem o alto teor de gorduras saturadas, o que faz bem para o coração,

5 – Alta quantidade de fibras alimentares:

As fibras alimentares da chia são solúveis, desse modo, contribuem para um esvaziamento gástrico lento, assim como a liberação de glicose na corrente sanguínea.Auxiliando assim a diminuição no apetite e a uma ingestão de calorias menor.

Considerações finais:

O consumo de qualquer alimento deve seguir um plano alimentar individualizado, de acordo com nossas necessidades diárias, a fim de atender nossos objetivos, como foco no bem estar e qualidade de vida, sempre estabelecidas por um nutricionista.

Referências Bibliográficas:

COELHO, Michele Silveira, Revisão: Composição química, propriedades funcionais e aplicações tecnólogicas da semente de chia (Salvia hispânica L) em alimentos, Campinas, vol. 17, nº 4, p. 259-268, outubro/dezembro, 2014.

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