Mitos e verdades sobre o emagrecimento

Muito se fala sobre o que devemos ou não fazer quando o assunto é perder peso, mas quais são os verdadeiros mitos e verdades sobre o emagrecimento?

5 mitos e 5 verdades sobre o emagrecimento que você precisa saber

  1. Carboidrato à noite engorda?

MITO. Muitas pessoas acreditam que não devem comer carboidratos após às 18 horas, pois têm medo de engordar. Isso se deve a ideia de que, se você comer carboidratos depois desse horário, em que você supostamente não irá mais estar tão ativo, as calorias ingeridas irão levar ao ganho de peso. A verdade é que, mais importante do que o horário em que você come o carboidrato, é a qualidade desse carboidrato. Não adianta nada comer um monte de doces, bolo, massa, refrigerantes e biscoitos ao longo do dia e achar que é um pãozinho comido após às 18h é que vai fazer engordar. Dessa forma, distribua fontes de carboidrato ao longo do dia nas suas refeições e sempre dê preferência aqueles que também são fonte de fibras: frutas, aveia, legumes e cereais integrais

  1. Para emagrecer eu preciso cortar o glúten da alimentação?

MITO. O glúten é a proteína encontrada em alguns cereais, como o trigo, a aveia, o centeio e a cevada. Apenas pessoas com doença celíaca, que são incapazes de digerir o glúten ou com outras doenças relacionadas ao sistema digestivo, como a síndrome do intestino irritável, devem retirar o glúten da sua alimentação. Uma alimentação equilibrada, aliada à prática de atividades físicas, é a melhor maneira de perde peso de forma saudável.

  1. Frutas contêm muito açúcar e devem ser evitadas por quem quer emagrecer?

MITO. Uma coisa é verdade, as frutas contêm sim açúcar, chamado frutose. Porém, como são também ricas em fibras e outras substâncias, a quantidade de açúcar que elas apresentam nem se compara ao açúcar encontrado em uma lata de refrigerante, por exemplo, e elas não só podem como devem fazer parte da alimentação de quem quer emagrecer. Mas isso também não quer dizer que estamos liberados para comer uma dúzia de banana por dia – como todas as coisas na vida, o consumo deve ser moderado. Consulte seu nutricionista para que ele possa te orientar quais as quantidades e as melhores opções de frutas para a sua dieta.

  1. Devo substituir os alimentos “normais” por sua versão diet?

MITO. Os alimentos diet – ou sem açúcar – foram formulados pensando especialmente em pessoas com diabetes. Muitos alimentos sem açúcar, inclusive, podem ter mais calorias que suas versões regulares, isso porque são acrescidos de gordura para manter o sabor e a consistência agradáveis. Na dúvida, sempre consulte o rótulo e compare os produtos.  

  1. Não posso mais comer arroz com feijão se estiver tentando emagrecer?

MITO. O arroz com feijão, combinação tipicamente brasileira, não é vilão na hora de perder peso. Essa dupla, inclusive, é muito nutritiva quando consumida em conjunto, já que proporcionam todos os aminoácidos essenciais presentes nas carnes. Para ser ainda mais saudável, substitua o arroz branco pelo integral e incremente seu prato com verduras e legumes variados.

  1. Dietas muito restritivas não funcionam?

VERDADE. Dietas restritivas podem até funcionar a curto prazo, mas são muito difíceis de manter a longo prazo. Além disso, restringir demais a sua alimentação pode trazer prejuízos à sua saúde, principalmente devido a deficiência de vitaminas e minerais. A melhor forma de perder peso é de forma gradual, com reeducação alimentar e atividades físicas.

  1. Não adianta fazer dieta durante a semana e “chutar o balde” no final de semana?

VERDADE. O seu corpo não sabe se é segunda, quarta ou domingo. Manter uma alimentação saudável nos dias úteis e exagerar nos finais de semana não é uma estratégia eficaz para perder peso, principalmente porque você corre o risco de extrapolar nas calorias que deixou de comer a semana toda em apenas dois dias. Mantenha uma alimentação equilibrada todos os dias para quando precisar “sair” da dieta não exagerar e nem se sentir culpado depois.

  1. Dormir pouco prejudica a perda de peso?

VERDADE. Dormir bem é fundamental para o processo de emagrecimento. Isso porque, quando dormimos pouco, nossos hormônios ficam desregulados, principalmente os relacionados ao apetite, como a leptina e a grelina. Quando nosso sono vai mal, a grelina, hormônio associado ao aumento de apetite é liberada em uma quantidade maior do que a leptina, que é o hormônio que auxilia na sensação de saciedade.

  1. Cintas modeladoras não emagrecem?

VERDADE. As cintas modeladoras apenas disfarçam as medidas, mas não reduzem o peso de quem as usa. Além disso, quando são muito apertadas ou inadequadas para o seu tipo de corpo, causam deformidades nos ossos, atrapalham a respiração, a digestão e a circulação e afetam sua postura.

  1. Mulheres têm mais dificuldade para perder peso do que homens?

VERDADE. Devido aos hormônios femininos, que promovem o ganho de peso, as mulheres têm mais dificuldade de perder peso, enquanto os homens têm mais facilidade não só de emagrecer, como também de ganhar massa muscular. Mas isso não é regra e não é impossível perder peso só por ser mulher. Um plano alimentar adequado e personalizado, aliado a prática de atividades físicas é muito eficaz tanto para facilitar o emagrecimento quanto para ganhar massa muscular.

Como emagrecer então?

A melhor forma de perder peso ainda é, sem dúvidas, seguir uma reeducação alimentar bem estruturada, praticar atividades físicas e consultar sempre seu médico ou nutricionista.

Se precisar de uma ajudinha, conheça o método do Vitamenu (conheça aqui), este aplicativo no seu celular vai te ajudar 24h por dia a ter uma alimentação e hábitos mais saudáveis!

Imagem de Woman photo created by user18526052 – www.freepik.com

Gabriella Gachet

AvatarGabriella é Nutricionista Parceira do Vitamenu ! 🍎 Mindful Eating 😇 Reeducação Alimentar 🥗 Gastronomia Saudável - CRN 4 - 10100421

                       
Comece hoje sua vida saudável!
                       

É hora de conquistar seus objetivos, não deixe para a semana que vem. Estamos te esperando!

Precisando Perder Peso ou Ganhar Massa?
Clique e conheça nosso método