Dica de 10 alimentos que auxiliam o sistema imunológico

Sistema Imune – Blog

O sistema imunológico é responsável pela defesa do nosso corpo contra inúmeras substâncias que estão presentes em todos os lugares, desde objetos, alimentos e o próprio ar.

Os micronutrientes encontrados principalmente em frutas, legumes, verduras, estão diretamente relacionados com o bom funcionamento do sistema imunológico.

Outra fator que influencia no sistema imunológico é o funcionamento adequado do intestino.

Portanto, além dos macronutrientes (proteína, carboidrato e gordura), as fibras, os minerais e as vitaminas são componentes essenciais de uma alimentação balanceada e garantem o funcionamento adequado do organismo.

Dica 1 – Coma Fibras

O consumo de fibras alimentares, auxilia a formação do bolo fecal, ajuda no trânsito do intestino (melhora a saúde do intestino, ajudando a eliminar substâncias), além de auxiliar na diminuição do tempo de absorção de glicose, que melhora como o corpo capta glicose, e ainda auxilia na redução do colesterol

Dica 2 – Coma alimentos com micronutrientes

São os minerais, como o cálcio, o sódio, o  potássio, assim como as vitaminas. Eles são indispensáveis em nossa alimentação, pois participam de muitos processos no nosso organismo e a sua deficiência pode levar a doenças.

É comum que muitas pessoas apresentem deficiência desses minerais por seguirem dietas restritivas, ou até pela falta de hábito de não consumir frutas, legumes e verduras.

Veja 10 dicas para você incluir no seu cardápio:

  1. Abacate – Rico em: potássio, fibras, lipídios monoinsaturados (gorduras boas).
  2. Aveia – Rico em: vitamina B3, selênio, potássio, fosforo, magnésio, fibras.
  3. Brócolis – Rico em: potássio, cálcio.
  4. Couve – Rico em: vitamina A, vitamina B9.
  5. Castanhas – Rico em: cálcio, magnésio, fosforo, selênio
  6. Espinafre – Rico em: potássio, vitamina A.
  7. Fígado – Rico em: fósforo, potássio, vitamina A, vitamina B2, Vitamina B3, vitamina B9.
  8. Feijão – Rico em: cálcio, potássio, vitamina b9.
  9. Ovo – Rico em: vitamina A, vitamina b9, lipídios monoinsaturados (gorduras boas).
  10. Peixes – Rico em: fosforo, potássio, vitamina b3, ômega-3.

 

Referência Bibliográficas:

PEREIRA, Ana Carolina da Silva; MOURA, Suelane Medeiros; CONSTANT, Patrícia Beltrão Lessa. Alergia alimentar: sistema imunológico e principais alimentos envolvidos. Semina: Ciência Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul/dezembro, 2008.

DE MACÊDO, Érika Michelle C, et al., Efeitos da deficiência de cobre, zinco e magnésio sobre o sistema imune de crianças com desnutrição grave, Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 329-336, 2010.

 

 

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