Dieta lowcarb: Riscos e benefícios

A dieta low carb é uma das mais famosas do mundo, sendo muito reconhecida pela grande perda de peso em pouco tempo. E o melhor é que não há restrição de consumo de gorduras nessa dieta, tudo isso junto explica tanto sucesso.

Essa é uma dieta com princípio simples e por isso costuma ser seguida sem qualquer tipo de orientação profissional. Além disso muitas pessoas a seguem sem nem mesmo saber aos certo seus princípios.

Como o nome já diz a principal regra da dieta low carb é a redução extrema do consumo de carboidratos. Mas não basta cortar carboidratos para conseguir sucesso na dieta low carb, é isso que vamos te explicar melhor.

No texto você vai conseguir entender mais profundamente como funciona a dieta, como conseguir melhores resultados e também os riscos desse tipo de dieta.

O que é dieta low carb

A dieta low carb é uma técnica desenvolvida com o objetivo de oferecer perda de peso significativa em pouco tempo e sem exercícios. Isso é feito através da redução da ingestão de carboidratos e um aumento na ingestão de proteínas.

Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo e por isso são mais facilmente metabolizados e usados. Todo carboidrato consumido e que não é utilizado como energia acaba sendo depositado na forma de reserva energética. É aquela gordurinha a mais.

Porém quando o organismo não tem quantidade suficiente de carboidratos no sangue ele precisa converter proteínas e gorduras em energia. Isso para manter o funcionamento normal do organismo, já que toda ação requer gasto energético.

Sendo assim a redução da quantidade de energia faz o organismo utilizar mecanismos secundários e gastar suas reservas. É justamente isso que promove a grande perda de peso em pouco tempo.

Mas não basta apenas cortar o consumo de todos os carboidratos. Até porque mesmo que alguns legumes não sejam fonte de carboidratos ainda contém baixas quantidades desse macronutriente.

É preciso saber fazer as substituições de maneira correta para garantir que os resultados sejam os melhores. Também é preciso ter cuidado para não causar problemas que afetem sua saúde.

Alimentos permitidos na dieta low carb

Apesar de ser uma dieta de simples entendimento alguns alimentos causam dúvidas se são fonte ou não de carboidratos. Então fizemos uma lista com os alimentos que podem ser consumidos na dieta low carb.

  • Frutas: as frutas são liberadas na dieta low carb em pequenas porções e com a casca, pois contém muito açúcar. Somente o abacate e o coco são liberados para serem consumidos todos os dias.
  • Legumes: dentro grupo de legumes você poderá comer abobrinha, abóbora, quiabo, vagem, pimentão, tomate, chuchu, cebola e pepino.
  • Verduras: As verduras de folha podem ser consumidas na quantidade que desejar. Assim sempre que sentir fome pode comer uma salada de folhas com um pouco de azeite.
  • Laticínios: Os laticínios podem ser consumidos, mas é preciso escolher sempre a opção com menor teor de carboidratos e os iogurtes devem ser apenas os naturais.
  • Carnes: Todos os tipos de carnes são liberados na dieta low carb desde que não sejam empanadas. Além dessas opções de proteínas, os ovos também estão liberados.
  • Castanhas: As castanhas, nozes e amendoim podem ser consumidos diariamente, mas prefira as formas mais naturais desses produtos.

Alimentos não permitidos na dieta low carb

Como o próprio nome já diz, na dieta low carb não podemos consumir alimentos que sejam ricos em carboidratos. Reconhecer pode parecer simples mas existem algumas pegadinhas.

  • Frutas: Muitas pessoas costumam achar que por ser uma fruta não tem problema consumir em grande quantidade. Isso é um engano, elas são ricas em açúcares e por isso não devem ser consumidas sem moderação durante a dieta low carb.
  • Legumes: Batata inglesa, batata doce, batata baroa, inhame, mandioca, cenoura e beterraba. Todos esses alimentos devem ser evitados, principalmente os 5 primeiros ítens listados.
  • Carnes: Empanados e industrializados.
  • Farinha branca: Macarrão, pão, bolos e biscoitos não podem ser consumidor durante a dieta low carb.
  • Refrigerantes: os refrigerantes não podem ser ingeridos na dieta low carb, mesmo que seja a versão zero calorias ou diet.
  • Sucos: Nenhum suco está liberado para ser consumido, mesmo as opções naturais, a retirada das cascas e do bagaço aumenta muito a quantidade de calorias no produto final.
  • Outros produtos: Arroz, feijão, tapioca, farofa, margarina, batata congelada, alimentos congelados e produtos processados.

Vantagens da dieta low carb

Quando a dieta low carb é seguida da maneira correta os resultados podem ser bem positivos, principalmente para pessoas com obesidade. Para começar a resposta rápida aos esforços gera mais ânimo para se manter no processo e buscar sempre melhores resultados.

A dieta low carb também pode ajudar na mudança de hábitos alimentares e é o momento ideal para deixar de consumir produtos que não trazem benefícios à saúde, como os refrigerantes.

Além disso, este pode ser o início de um novo momento com mais alimentos saudáveis nas refeições e se permitindo novas experiências. Tente provar novos legumes e verduras em diferentes preparos para que seu paladar possa se adaptar aos novos sabores.

O período da dieta também pode ser visto como um momento de mudanças definitivas, isso contribui muito para o sucesso do processo a longo prazo.

A dieta low carb ainda ajuda a controlar problemas de saúde como colesterol alto, hipertensão, alergias e inflamações.

Desvantagens da dieta low carb

O maior problema com a dieta low carb é o fato de não haver um cardápio para ser seguido. Isso permite que algumas pessoas façam uma má interpretação do processo, aumentando o consumo de gorduras ao invés de consumir mais frutas e verduras.

Mesmo que a perda de peso seja quase a mesma os resultados positivos param por ai, já que as taxas sanguíneas podem até piorar. Outro problema é que se não houver uma mudança definitiva na alimentação o ganho de peso é inevitável.

A volta aos antigos hábitos com certeza causarão um ganho igual ou maior do que o peso perdido na dieta low carb. Por isso o ideal é que o processo seja sempre acompanhado por um profissional nutricionista, garantindo assim que não haja danos à saúde.

Para entender melhor a alimentação a tecnologia pode ser uma boa aliada. O Vitamenu pode te ajudar a entender suas deficiências e excessos na alimentação. Conheça mais sobre este aplicativo aqui.

Contraindicações

Assim como qualquer outro tipo de dieta, a dieta low carb pode oferecer riscos à alguns grupos específicos de pessoas. Como por exemplo:

Grávidas e lactantes não devem seguir a dieta low carb até acabar a amamentação, essa é uma fase que requer um gasto energético muito grande da mulher e por isso não é indicado restringir as fontes naturais de energia do corpo.

Diabéticos ou hipertensos nunca devem fazer essa dieta sem a orientação e acompanhamento de um profissional. A redução drástica das taxas de açúcar no sangue podem causar efeito colateral junto com os medicamento ingeridos.

Pessoas que fazem uso de qualquer medicamento controlado devem buscar orientação médica antes de  iniciar a dieta. Assim você evita possíveis complicações.

Conclusão

A dieta low carb é uma das técnicas que podem ser usadas para a perda de peso e mudança de hábitos alimentares. Mas para que os resultados sejam positivos é preciso fazer boas escolhas e estar disposto a deixar os velhos hábitos para trás e seguir uma nova rotina.

Cuidado com as escolhas que são feitas, isso pode interferir diretamente nos seus resultados tanto durante o processo quanto depois.

Referências

Cordeiro.Renata; Salles. Marina Baldasso; Azevedo. Bruna Marcacini, Benefícios e malefícios da dieta low carb. Disponível em: <http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/080_beneficios.pdf> Acesso em:28 de Maio de 2020

Lopes. Leonardo Luiz Pereira, Efeitos da dieta low-fat e low-carb no emagrecimento e nas variáveis metabólicas relacionadas. Disponível em: <https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/11802/1/21505862.pdf> Acesso em:27 de Maio de 2020

Imagem de Free-Photos por Pixabay
O que achou deste artigo?
[Total: 1 Average: 5]
Instale hoje o Vitamenu e comece sua nova vida!

Você vem? É hora de conquistar seus objetivos! Estamos te esperando! Instale agora:

Precisando Perder Peso ou Ganhar Massa?
Clique e conheça nosso método