Importância da água: Posso substituir a água por sucos?

Agua Necessidade Diaria

A água é essencial para a saúde do nosso organismo, atuando e regulando diferentes funções, além de fazer parte de 70% da composição corporal.

Assim como o planejamento alimentar, a água também tem valores específicos de ingestão diária para manutenção da saúde e, esse valor difere de acordo com alguns fatores como: idade, peso, atividades diárias (estudo e tipo de trabalho praticado), atividade física, clima e temperatura. Além de cenários específicos como, a gravidez, a amamentação e patologias.

Apesar disso, de forma geral, muitas vezes esse valor especifico de ingestão diária pode não ser conhecido ou difícil de ser estabelecido, assim, é comum encontrarmos como uma quantidade mínima recomendada a quantidade de 2,0 litros de água por dia, e se você é uma pessoa ativa, esse valor pode chegar até 4,0 litros. O aplicativo do Vitamenu calcula sua necessidade diária de água baseada em seu perfil. Vale ressaltar que o consumo em excesso pode trazer problemas, como a hiponatremia e rabdomiólise.

A alimentação pode desempenhar papel fundamental na hidratação, uma vez que os alimentos in natura, como frutas e os minimamente processados, como o leite, tem grande quantidade de água em sua composição, o que pode tornar muito mais fácil a ingestão diária das quantidades mínimas recomendadas.

A água que bebemos e usamos para preparar nossos alimentos deve ser potável, ou seja, livre de microrganismos que podem ser prejudiciais a nossa saúde. A água fornecida pela rede pública de abastecimento deve atender esses critérios, mas, na dúvida, caso não seja possível filtra-la, ferve-la antes do consumo garante sua potabilidade.

Porém, é comum encontrarmos pessoas que não tem o hábito de tomar água e optam por produtos como, refrigerantes, sucos, chás artificiais e outros, que mesmo contendo água em sua composição, não são adequados para hidratação, devido a sua composição que pode trazer excesso de açúcar, edulcorantes e outras substâncias que não nos trazem benefícios.

Nosso cérebro controla o balanço diário de água, gerando a sede, que nos estimula a beber água. Isso ocorre sempre que esse balanço não está adequado.

Contudo, a sede não deve ser a nossa única referência para hidratação, beber água deve ser um hábito e ser feito ao longo do dia, de forma equilibrada. O aplicativo do Vitamenu te ajuda tocando alarmes para você não esquecer deste item tão importante na sua vida.

Manter-se hidratado garante que a água realize suas funções em nosso.  Entre as funções da água, podemos destacar:

  • Componente fundamental das nossas células,
  • Participação nos processos metabólicos do nosso organismo,
  • Regulação da temperatura corporal e o funcionamento dos nossos órgãos,
  • Eliminação de toxinas,
  • Lubrificação de mucosas,
  • Solvente, auxiliando como veículo no transporte de nutrientes.

 

Referências Bibliográficas:

Água: fonte que alimenta a vida. Revista CFN/Conselho Federal de Nutricionistas, Brasília, vol. 2, nº 50, setembro/dezembro, 2000

CRN 2 Conselho Nacional de Nutricionistas – 2ª Região Disponível em <http://www.crn2.org.br/crn2/noticias/a-importancia-da-hidratacao:-saiba-como-a-agua-ajuda-no-bom-funcionamento-do-corpo> Acesso em 19/03/2018

CRN 6 Conselho Regional de Nutricionistas – 6ªRegião. Disponivel em <http://crn6.org.br/noticias/sucos-agua-de-coco-ou-bebidas-gaseificadas-nao-substituem-a-agua-pura-2/> .Acesso em  19/03/2018

Guia Alimentar Para População Brasileira – 2ª Edição – 2014. Disponivel em: < http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf> Acesso em: 21/03/2018

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