Importância da água: Posso substituir a água por sucos?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos. Nota: 5,00 de 5)
Loading...

pode substituir agua por suco ou cha

A água é essencial para a saúde do nosso organismo, atuando e regulando diferentes funções, além de fazer parte de 70% da composição corporal.

Assim como o planejamento alimentar, a água também tem valores específicos de ingestão diária para manutenção da saúde e, esse valor difere de acordo com alguns fatores como: idade, peso, atividades diárias (estudo e tipo de trabalho praticado), atividade física, clima e temperatura. Além de cenários específicos como, a gravidez, a amamentação e patologias.

Chás e Sucos substituem a água?

É comum encontrarmos pessoas que não tem o hábito de tomar água e optam por produtos como, refrigerantes, sucos, chás artificiais e outros, que mesmo contendo água em sua composição, não são adequados para hidratação, devido a sua composição que pode trazer excesso de açúcar, edulcorantes e outras substâncias que não nos trazem benefícios.

A alimentação pode desempenhar papel fundamental na hidratação, uma vez que os alimentos in natura, como frutas e os minimamente processados, como o leite, tem grande quantidade de água em sua composição, o que pode tornar muito mais fácil a ingestão diária das quantidades mínimas recomendadas.

A água que bebemos e usamos para preparar nossos alimentos deve ser potável, ou seja, livre de microrganismos que podem ser prejudiciais a nossa saúde. A água fornecida pela rede pública de abastecimento deve atender esses critérios, mas, na dúvida, caso não seja possível filtra-la, ferve-la antes do consumo garante sua potabilidade.

Qual a quantidade de água que devemos beber por dia?

Nosso cérebro controla o balanço diário de água, gerando a sede, que nos estimula a beber água. Isso ocorre sempre que esse balanço não está adequado.

Contudo, a sede não deve ser a nossa única referência para hidratação, beber água deve ser um hábito e ser feito ao longo do dia, de forma equilibrada. O aplicativo do Vitamenu te ajuda tocando alarmes para você não esquecer deste item tão importante na sua vida.

De forma geral, muitas vezes esse valor especifico de ingestão diária pode não ser conhecido ou difícil de ser estabelecido, assim, é comum encontrarmos como uma quantidade mínima recomendada a quantidade de 2,0 litros de água por dia, e se você é uma pessoa ativa, esse valor pode chegar até 4,0 litros. O aplicativo do Vitamenu calcula sua necessidade diária de água baseada em seu perfil.

Vale ressaltar que o consumo em excesso pode trazer problemas, como a hiponatremia e rabdomiólise.

Manter-se hidratado garante que a água realize suas funções em nosso.  Entre as funções da água, podemos destacar:

  • Componente fundamental das nossas células,
  • Participação nos processos metabólicos do nosso organismo,
  • Regulação da temperatura corporal e o funcionamento dos nossos órgãos,
  • Eliminação de toxinas,
  • Lubrificação de mucosas,
  • Solvente, auxiliando como veículo no transporte de nutrientes.

Referências Bibliográficas

Água: fonte que alimenta a vida. Revista CFN/Conselho Federal de Nutricionistas, Brasília, vol. 2, nº 50, setembro/dezembro, 2000
CRN 2 Conselho Nacional de Nutricionistas – 2ª Região Disponível em <http://www.crn2.org.br/crn2/noticias/a-importancia-da-hidratacao:-saiba-como-a-agua-ajuda-no-bom-funcionamento-do-corpo> Acesso em 19/03/2018
CRN 6 Conselho Regional de Nutricionistas – 6ªRegião. Disponível em <http://crn6.org.br/noticias/sucos-agua-de-coco-ou-bebidas-gaseificadas-nao-substituem-a-agua-pura-2/> .Acesso em  19/03/2018
Guia Alimentar Para População Brasileira – 2ª Edição – 2014. Disponível em: < http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf> Acesso em: 21/03/2018

Aprenda mais com estes artigos:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos. Nota: 5,00 de 5)
Loading...

Instale hoje o Vitamenu e comece sua nova vida!

Você vem? É hora de conquistar seus objetivos! Estamos te esperando! Instale agora:

Precisando Perder Peso ou Ganhar Massa?
Clique e conheça nosso método