Porque dietas da moda não são adequadas para você!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

As dietas da moda são práticas que se tornam populares e são divulgadas através das mídias sociais e meios de comunicação, devido à grande influência atual que estes têm sobre o padrão alimentar e o conceito de beleza, distorcido da realidade e aliado a resultados a um curto espaço de tempo.

As dietas da moda podem trazer algum benefício?

Estudos mostram que a maioria das dietas da moda, são hipocalóricas, isto é, com baixa quantidade de calorias, o que remete diretamente a um baixo consumo de macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo) e micronutrientes (vitaminas e minerais que desempenham um papel importante em alguns processos como contração muscular e sinapses do sistema nervoso central), assim, o consumo de nutrientes fica abaixo das recomendações de ingestão diária recomendadas.

Esse consumo abaixo do recomendado, a curto prazo pode gerar sintomas como irritabilidade, fraqueza, tontura, perda de cabelo e podem evoluir para patologias decorrentes dessas deficiências de nutrientes, devido a importância dos nutrientes para mantermos as funções vitais no organismo.

Além da quantidade de alimento, as recomendações dependem também da variação e combinação dos alimentos que consumimos.

Aliado ao fato que os resultados quase nunca são os mesmos que os propostos pelas dietas da moda, o tempo de adesão a dieta é curto. O que em geral leva o individuo a voltar ao padrão de alimentação que possuia antes do incio da dieta, muitas vezes de forma compulsiva ou até podendo desencadear os transtornos alimentares.

Diante disso, concluímos que as dietas da moda não trazem benefícios, alem de não cumprirem  objetivo que vendem, o “corpo dos sonhos”. De forma geral podemos listar as características que fazem com que as dietas da moda sejam falhas:

  • São monótonas (sempre os mesmos alimentos)
  • Geralmente são deficientes em macronutrientes, além de vitaminas e minerais.
  • Teor calórico geralmente é abaixo do recomendável
  • “Efeito sanfona” é uma conseqüência freqüente dessas dietas.

Como fazer uma dieta saudável?

Uma forma de ajudar na dieta é com uso de tecnologia, como por exemplo, com ajuda de aplicativos em seu celular, que estão cada vez mais populares com a popularidade dos smartphones.

No entanto, é importante destacar que existe centenas de aplicativos que estimular as dietas da moda, simplesmente por marketing e para atrair pessoas. É preciso ter cuidado na escolha do melhor App. O Vitamenu é um App que foi criado com muito cuidado para evitar esse tipo de erro. O App conta com diversos recursos gratuitos, e pode ser baixado aqui: www.vitamenu.com.br.

Além disso, a escolha por seguir uma dieta deve sempre ser acompanhada por um nutricionista, que fará uma avaliação individualizada, de acordo com nossas necessidades especificas, é capaz de esclarecer dúvidas e evitar erros na interpretação da dieta. Por isso, procure sempre o profissional nutricionista!

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, Jussara Carnevale de ; PERINAZZO, Camille, Composição nutricional de dietas para emagrecimento divulgadas em revistas não cientificas, p. 233 – 240, 2010.
JÁUREGUI-LOBERA, Ignacio, Fad diets, miracle diets, diets cult…but no results, Sevilla, p. 90-93, 2017
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponivel em < http://saudebrasilportal.com.br/eu-quero-perder-peso/destaques/1079-dietas-da-moda-nao-trazem-beneficios-a-longo-prazo> Acesso em: 13/03/2018
NOGUEIRA, Luana Romão et al., Dietas da Moda Consumidas Por Desportistas De Um Clube e academias em São Paulo, São Paulo, vol. 10, nº 59, p. 554-561, setembro/outubro, 1981.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...




Instale hoje o Vitamenu e comece sua nova vida!

Você vem? É hora de conquistar seus objetivos! Estamos te esperando! Instale agora:


Celular com receita Vitamenu
Precisando Perder Peso ou Ganhar Massa?
Clique e conheça nosso método