Você sabe o que são alimentos ultraprocessados ?

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São “alimentos” fabricados por indústrias.

A fabricação desses alimentos têm processos e métodos que são possíveis apenas em industrias, e envolvem diversas etapas, técnicas de processamento e adição de diversos ingredientes, incluindo sal, açúcar, óleos e gorduras, conservantes e outras substâncias.

Outras substâncias comuns nesses produtos incluem proteínas de soja e do leite, extratos de carnes, substâncias obtidas com o processamento adicional de óleos, gorduras, carboidratos e proteínas, bem como substâncias sintetizadas (fabricadas em laboratório) a partir de alimentos e de outras fontes orgânicas como petróleo e carvão.

Muitas dessas substâncias sintetizadas atuam como aditivos alimentares, com a função de estender a duração dos alimentos ultraprocessados ou, mais frequentemente, proporcionar cor, sabor, aroma e textura, tornando-os atraentes para o consumidor, no entanto, na maioria das vezes não saudáveis.

Quais são os alimentos ultraprocessados?

Uma forma de identificar alimentos ultraprocessados é lendo a lista de ingredientes, que normalmente apresenta uma grande quantidade de ingredientes e nomes desconhecidos, como: citrato de potássio, corante inorgânico dióxido de titânio, ciclamato de sódio, gordura vegetal hidrogenada, triacetina, entre outros. 

Abaixo temos uma lista de exemplos de alimentos ultraprocessados:

  • Guloseimas (balas, sorvetes)
  • Bebidas adoçadas com açúcar ou adoçantes artificiais
  • Pós (sucos instantâneos) para refrescos
  • Embutidos
  • Produtos congelados prontos para comer
  • Produtos desidratados (macarrão instantâneo, pó para bolos e outras receitas,
  • Salgadinhos
  • Cereais matinais
  • Barra de cereal
  • Bebidas energéticas
  • Bolachas
  • Biscoitos

Ler a embalagem dos alimentos pode nos ajudar na escolha dos alimentos que consumimos, dando preferência por alimentos que possuam o mínimo de ingredientes possível.

Devemos evitar ou consumir os alimentos ultraprocessados?

Os alimentos ultraprocessados contam com ingredientes sintéticos que, como estudos mostram, podem trazer malefícios a saúde.

Além disso, o desiquilíbrio entre os nutrientes, quase sempre faz com que esses tipos de alimentos tenham uma grande quantidade carboidratos (vindo de açúcares) e gorduras (de qualidades ruins) fazendo com que além de desbalanceado nutricionalmente, o alimento apresente muitas calorias.

Então devemos evitar os alimentos ultraprocessados e dar preferencia pelo consumo de alimentos in natura e minimamente processados.

Referência Bibliográfica:

Brasil. Ministério da Saúde. Guia Alimentar Para População Brasileira. 4ª Edição. Brasilia: 2014. 158p.

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