Biomassa de banana verde

Biomassa De Banana Verde

A banana (Musa spp) é provavelmente uma das frutas mais conhecidas do mundo.

Presente em todo o território brasileiro, tem grande importância, não só na alimentação, mas para economia. Segundo dados do IBGE, em 2016 o Brasil produziu 6.764.324 toneladas de bananas.

Muitas preparações culinárias e subprodutos podem ser feitas utilizando a banana. Um deles é a biomassa de banana verde.

Confira o artigo  para conhecer um pouco mais sobre a biomassa de banana verde e ainda aprender como fazer a sua própria.

Biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde é feita, como o nome sugere, a partir da banana, quando ainda está verde e quando pronta, tem os aspecto de pasta.

Mesmo com os números de produção apresentados anteriormente, muito da produção de banana é perdida e a utilização dela, ainda verde, pode ser uma das soluções para diminuição de perdas e desperdício.

A banana tem uma boa aceitação, a medida que ela amadurece, perde o aspecto adstringente (o gosto que “amarra” na boca) e fica mais doce. Mesmo a banana sendo uma fonte de carboidratos, vitaminas e minerais, é na banana ainda verde, que temos a maior concentração de minerais.

A banana verde permite a elaboração de alimentos, como pães, massas, maionese e patês. Sem alteração do sabor, além disso, melhora a qualidade nutricional, pois possui uma boa quantidade de fibras, proteínas, nutrientes e aumenta o rendimento do produto.

Além de sua composição e utilização na culinária, destacam-se seus efeitos benéficos ao organismo, entre eles, destacam-se:

  • Flavonoides, auxiliando na proteção da mucosa gástrica.
  • Amido resistente, atuando como fibra alimentar e prebiótico.

Na tabela abaixo, podemos ver a diferença da composição de 100g de banana madura (amarela) para a banana verde:

Fonte: Projeto Pró-Banana Verde- “O Ouro Verde do Brasil “

Aprende agora, como fazer a sua própria biomassa de banana verde, crie preparações e desfrute de seus benefícios.

Dificuldade: Média.
Rendimento: O tamanho da porção depende de quantas bananas forem utilizadas no preparo.

Ingredientes:

  • Bananas bem verdes

Modos de Preparo:

  1. As bananas verdes devem ser aquelas que foram retiradas do cacho diretamente para sua casa.
  2. Caso você não saiba onde encontrar bananas verdes, o ideal é pedir ao seu feirante que traga elas “frescas” (verdes) para você.
  3. Com uma faca ou tesoura, separe as bananas verdes do cacho, deixando uma parte do talo para não expor o miolo das bananas, deixando-as bem fechadas.
  4. Lave-as bem as bananas.
  5. Em uma panela de pressão, coloque a água até a metade e leve ao fogo, aberta.
  6. Quando começar a fervura, adicione as bananas verdes com casca.
  7. Esse procedimento se chama “choque térmico” e é muito importante.
  8. Tampe a panela e, quando começar a fazer o barulho do vapor saindo pela válvula, abaixe o fogo e deixe por 08 minutos.
  9. Depois desse tempo, desligue o fogo, mas não abra a panela.
  10. Não acelere esse processo, colocando a panela debaixo da água da torneira, por exemplo. A panela de pressão tem de perder a pressão naturalmente.
  11. Destampe a panela e descasque as bananas com o auxílio de um garfo, pois é preciso descascá-las ainda quentes e depressa!
  12. No liquidificador ou processador, bata as bananas até que se transforme em uma pasta quente.
  13. Lembre-se de que é necessário fazer isso rapidamente, pois a banana precisa estar o mais quente possível para facilitar o processo.
  14. Caso a banana esfrie, coloque-a em banho-maria, espere amolecer novamente e bata imediatamente para obter uma pasta.

A receita está pronta!

 

Referências Bibliográficas:

A.F.B.V – Associação Brasileira de Fomento à Banana Verde. Projeto Pró-Banana Verde-“O Ouro Verde do Brasil “. Disponível em: <http://www.brazilhost.com.br/bananaverde/projeto.htm>. Acesso em: 05/10/2018

RANIERI, Lucas Menezes; DELANI, Tieles Carina de Oliveira. Banana verde (Musa spp.): Obtenção da biomassa e ações fisiológicas do amido resistente. Revista UNINGÁ, v.20, n.3, p.43-49, out/dez, 2014

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRÁFICA E ESTATÍSTICA. IBGE. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=44>. Acesso em: 05/10/2018

Que tal esses outros artigos?