Dieta Low Carb funciona?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Low carb faz bem para a saude?

O que é a dieta low carb?

Dieta lowcarb também é chamada de dieta cetogênica, ou dieta da proteína. A dieta low carb geralmente é relacionada à uma grande restrição no consumo de carboidratos, proporcionando o consumo quase que exclusivo de proteínas e lipídios, acompanhada ou não de um déficit calórico.

Efeitos positivos da dieta low carb

O principal efeito positivo da dieta lowcarb é que indivíduos obesos e/ou pré-diabéticos podem se beneficiar dessa estratégia para melhora do perfil lipídico e glicêmico.

Estudos recentes indicam que a perda de peso é comparável ao de uma dieta balanceada, apenas acompanhada de uma restrição calórica. Ou seja, a perda de peso rápido até o momento se demonstra um mito.

A vantagem para algumas pessoas pode ser por conta de se sentirem saciadas por mais tempo por conta da alta quantidade de proteínas ingeridas. No entanto, uma dieta equilibrada, criada e ajustada por um profissional, e um bom planejamento pode trazer benefício equivalente para você.

Efeitos negativos da dieta cetogênica

Em relação aos efeitos negativos, é comum observarmos o uso equivocado da dieta low carb, onde apenas é retirado o carboidrato, e a composição nutricional da dieta não é individualizada e estruturada adequadamente.

Esse fato nos leva a efeitos adversos devido ao consumo inadequado de macronutrientes (proteína, carboidratos e lipídios) e micronutrientes (vitaminas e sais minerais), como é o caso de constipação intestinal e aumento da fração LDL de colesterol (colesterol ruim).

Paralelamente, outro efeito negativo da dieta low carb é o tempo de adesão e manutenção da dieta, que é difícil de ser mantido por um longo período e, aliado a monotonia alimentar (repetição dos mesmos alimentos em várias refeições) que as dietas restritivas ocasionam, podendo contribuir para o comer compulsivamente e até chegar ao ponto de transtorno alimentar, com a reintrodução de carboidratos na dieta.

Existem estudos (veja os artigos originais aqui e aqui) que acompanharam pessoas que fazem dietas pobres em carboidratos com o objetivo de elucidar seus efeitos de longo prazo e os resultados apontaram que as pessoas que realizam esse tipo de dieta têm uma maior taxa de mortalidade por causas gerais e doenças cardiovasculares em pessoas que fazem dietas com pouco carboidrato e muita proteína.

Como escolher uma dieta?

Antes da escolha por uma determinada dieta é preciso conhecer seus efeitos positivos e negativos e analisa-la, baseando-se em sua rotina diária de atividades, saúde, segurança alimentar e o planejamento nutricional individualizado, a fim de se beneficiar da dieta e alcançar o objetivo desejado.

Lembrando que em qualquer situação é recomendado o acompanhamento de um profissional.

Como o Vitamenu pode ajudar a melhorar sua alimentação e ainda emagrecer?

O Vitamenu possui sugestões de cardápios nutricionalmente balanceados, alem de cardápios e receitas saudáveis. Contador de calorias, proteínas e carboidratos para você ajustar sua alimentação.

Aproveite este e diversos outros benefícios, instalando o Vitamenu.

Referências Bibliográficas

PELLARANO, Joana Angélica, “Low carb, high fat”: comensalidade e sociabilidade em tempos de dietas restritivas, São Paulo, p 493-506, 2015

MELO, Krain Santos de , Efeitos agudos da reintrodução de carboidratos sobre a composição corporal avaliada por absortometria de raios-x de dupla energia (DXA), 2017, 34f, (Pós- Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde) – Universidade de Brasília, 2017

XAVIER, Sofia Alexandra Cêa, Dietas pobres em hidratos de carbono na perda de peso corporal, 2017, 24f, (Bacharel em Ciências da Nutrição) – Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, 2017

Noto H, Goto A, Tsujimoto T, Noda M. Low-carbohydrate diets and all-cause mortality: a systematic review and meta-analysis of observational studies. PLoS One. 2013;8(1):e55030. 

Lagiou P, Sandin S, Lof M, Trichopoulos D, Adami HO, Weiderpass E. Low carbohydrate-high protein diet and incidence of cardiovascular diseases in Swedish women: prospective cohort study. BMJ. 2012 Jun 26;344:e4026.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...




Instale hoje o Vitamenu e comece sua nova vida!

Você vem? É hora de conquistar seus objetivos! Estamos te esperando! Instale agora:


Celular com receita Vitamenu
Precisando Perder Peso ou Ganhar Massa?
Clique e conheça nosso método