Tapioca ou Pão Francês: Qual é a melhor opção?

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A tapioca é um subprodutos da mandioca, mais especificamente, da fécula de mandioca.

Algumas das grandes dúvidas sobre esse assunto são: Se trocar o pão francês por ela, teremos uma alimentação mais saudável?  O índice glicêmico é menor? Tem menos carboidratos? tapioca é carboidrato?

Vamos tentar te ajudar a entender exatamente as diferenças entre esses alimentos.

Tapioca x Pão Francês: Qual a melhor opção?

Tanto o pão francês como a tapioca são alimentos fonte de carboidratos, ou seja, possuem uma boa quantidade de carboidratos. Então, são alimentos que irão fornecer energia para nosso organismo.

Portanto, para escolhermos qual é a melhor opção de ser consumida, não devemos olhar apenas para a composição, ou índice glicêmico, analisar nossa atividade após o consumo é importante. Se após o consumo de um ou mais alimentos com altas quantidades de carboidratos e nossa rotina é de pouco esforço, como estudar, ou atividades sentadas, tanto o pão francês como a tapioca podem não ser a melhor opção.

Devemos destacar a importância das quantidades consumidas de cada alimento. Além disso, é importante olhar a combinação dos alimentos, e não apenas para um alimento, como só a tapioca ou só o pão francês.

Ainda fazendo a comparação, apesar de serem alimentos fontes de carboidratos, são alimentos pobres em minerais e vitaminas. Abaixo vamos mostrar um comparativo.

* dados IBGE

Veja na tabela acima que a tapioca tem mais carboidratos, quase o dobro que o pão francês, por outro lado, a tapioca tem menos sódio mas nada de fibras!

Entendeu por que a combinação dos alimentos é importante? É preciso um balanço e variedade de alimentos para compor uma refeição saudável.

Sabemos que isso é difícil de ser feito, por isso fizemos o Vitamenu, um aplicativo que te ajuda a balancear cada refeição e entender seus erros. Se você ainda não o conhece, clique aqui.

Existem escolhas melhores que o pão francês?

Em resumo, como citado acima, é importantes analisar não apenas o alimento, mas sim um contexto geral. Outro ponto importante de ser citado é que não existem alimentos ruins ou alimentos bons, todos alimentos podem ser consumidos, mas para isso, é necessário uma adequação individual e bem calculada por um nutricionista.

Então, outras escolhas poderiam ser colocadas na discussão, como:

  • Pão integral
  • Pão francês integral
  • Tapioca preparada com fonte de fibras, minerais e vitaminas, linhaça e chia por exemplo.

Além disso, existem outros alimentos que irão compor a refeição, e o que será usado para rechear e/ou acompanhar tanto o pão como a tapioca, como, ovos, queijos, bebidas como sucos naturais e leite, frutas, entre outros, contribuindo para uma refeição saudável e equilibrada. Veja aqui algumas sugestões de recheio para tapioca.

Você sabe como a tapioca é feita?

Muitos produtos podem ter origem da mandioca, e normalmente se diferem pelo número de processos que são submetidos.

Basicamente a tapioca é feita pelo processamento (trituração) da mandioca descascada, hidratada, separação do líquido e sólido formado.

Receita: Como fazer a tapioca em casa

Ingredientes para fazer tapioca:

  • Mandioca e Água! 😀

Preparo

  1. No liquidificador, bata a mandioca descascada e água suficiente para o liquidificador funcionar.
  2. Em um pano de prato fino, coloque a mistura e escorra toda a água em uma vasilha.
  3. Assim, na vasilha teremos aparentemente liquido e no pano a parte sólida.
  4. A parte sólida pode ser usada para fazer pães, bolos, cuscuz e outras receitas.
  5. Deixe a vasilha com o liquido reservada por uma média de 2 horas.
  6. Após esse período, no fundo da vasilha uma parte sólida ira se formar.
  7. Descarte o liquido .
  8. A parte sólida é chamada de goma de tapioca.
  9. Para fazer a tapioca, basta peneirar a goma para formar a tapioca.

Referências Bibliográficas:

Brasil. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Tapioca ou pão?. ABESO.

BUTARELO, Soraya S. et al., Hidratação de tecidos de raízes de mandioca (Manihot esculenta Crantz.) e gelatinização do amido durante a cocção. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, v. 24, n. 3, p.311-315, jul-set, 2004.

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