Cistite: como mudanças nos hábitos alimentares podem ajudar a prevenir essa doença

A cistite é uma doença urinária muito comum, associada principalmente aos cuidados com a higiene da região íntima. Mas você sabia que alguns hábitos alimentares podem auxiliar na prevenção dessa doença?

O que é cistite?

A cistite é uma infecção causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. Quando atinge o trato urinário, entretanto, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Estudos mostram que pelo menos 50% das mulheres desenvolvem alguma infecção urinária pelo menos uma vez na vida – 15% delas vai desenvolver pelo menos uma vez por ano.

Apesar de homens também apresentarem doenças relacionadas ao trato urinário, as mulheres são mais suscetíveis, principalmente devido a sua anatomia: a uretra mais próxima do ânus, além de mais curta – isso favorece a migração de bactérias presentes no trato digestivo para o trato urinário.

Quais são as causas da cistite?

A cistite é geralmente causada por uma bactéria chamada Escherichia coli, mas também pode ser causada por outros microrganismos. Devido à proximidade da vagina com o ânus, nas mulheres a migração das bactérias do intestino para a bexiga é mais frequente, principalmente devido pouca higiene da região íntima, a utilização de absorventes por tempo prolongado e a prática de atividades sexuais sem proteção.

Beber pouca água, não atender à vontade de urinar, usar roupas apertadas ou roupas íntimas de tecido sintético também favorecem o desenvolvimento da cistite. Mulheres grávidas, pessoas que apresentam alguma obstrução do canal urinário ou com comprometimento do sistema imunológico, como indivíduos com câncer, também são mais sensíveis à cistite.

Principais sintomas

  • Necessidade urgente de urinar com frequência
  • Quantidade pequena de urina eliminada em cada ida ao banheiro
  • Ardência ao urinar
  • Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre
  • Febre
  • Sangue na urina nos casos mais graves

Como a alimentação pode auxiliar na prevenção da cistite?

Além de beber pelo menos 2 litros de água por dia, existem alguns nutrientes que auxiliam na prevenção da cistite e no fortalecimento da imunidade, no combate à inflamação e na saúde do sistema urinário.

  • Fibras e probióticos: importantes para o funcionamento do intestino e para manter sua flora saudável – pessoas com o intestino preso têm mais chances de apresentar cistite. Aumente o consumo de vegetais folhosos, aveia, iogurte
  • Frutas cítricas: a vitamina C fortalece o sistema imunológico e previne as infecções. Consuma diariamente frutas como laranja, abacaxi, goiaba, kiwi, acerola, manga e maracujá.
  • Cranberry: diversos estudos já apontaram que o consumo dessa fruta é extremamente benéfico para prevenir a fixação das bactérias causadoras da cistite.

Outras formas de prevenção

  • Beba muita água pois o líquido ajuda a eliminar as bactérias da bexiga
  • Não fique muito tempo sem urinar.
  • Urinar depois das relações sexuais favorece a eliminação das bactérias que se encontram no trato urinário.
  • Mantenha limpas as regiões da vagina e do ânus. Passe o papel higiênico de frente para trás e, sempre que possível, lave-se com água e sabão.
  • Evite roupas íntimas muito justas ou que retenham calor e umidade.
  • O excesso de cigarro, álcool, temperos fortes e cafeína irritam o trato urinário.
  • Troque os absorventes higiênicos com frequência para evitar a proliferação de bactérias.

Referências

Cistite. https://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2044-cistite
FREIRE, G.C. (tradução) Cranberries para a prevenção de infecção do trato urinário. Diagn Tratamento. 2014;19(1):48-9.

imagem de Pessoas vetor criado por pch.vector – br.freepik.com

Gabriella Gachet

AvatarGabriella é Nutricionista Parceira do Vitamenu ! 🍎 Mindful Eating 😇 Reeducação Alimentar 🥗 Gastronomia Saudável - CRN 4 - 10100421

                       
Comece hoje sua vida saudável!
                       

É hora de conquistar seus objetivos, não deixe para a semana que vem. Estamos te esperando!

Precisando Perder Peso ou Ganhar Massa?
Clique e conheça nosso método