Dieta do Mediterrâneo

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A Dieta do Mediterrâneo é constituída por um conjunto de tradições alimentares de países banhados pelo mar do mediterrânico, como  Espanha,  França, Itália e Grécia.

É baseada no consumo de alimentos como:

  • Peixes
  • Cereais integrais
  • Gorduras boas, como azeites, castanhas, nozes e amêndoas e sementes (oleaginosas)
  • Frutas
  • Verduras
  • Legumes

Além disso, ela tem o consumo baixo ou até ausente de alimentos como:

  • Carnes vermelha e de frango
  • Leites e derivados do leite de vaca
  • Industrializados

Um grande estudo acompanhou o hábito alimentar dessa população e percebeu que o consumo desses alimentos foi benéfico para a saúde do coração (sistema cardiovascular), prevenindo doenças e possibilitando uma maior longevidade (viver mais anos).

A dieta é composta por proteínas, gorduras boas (castanhas, nozes, azeites, peixes), uma boa quantidade de fibras (frutas, verduras e legumes).

São alimentos que juntos contribuem para o bom funcionamento e equilibro do organismo.

É possível fazer a dieta mediterrânea no Brasil?

Sim, é possível, mas alguns pontos da dieta mediterrânea devem ser levados em consideração:

  1. Hábito cultural: o brasileiro não tem o hábito de consumir peixes em substituição das carnes vermelhas. Por isso inclua gradativamente, aumentando a frequência aos poucos.
  2. Vinho: o vinho tem uma característica funcional benéfica, porém contém álcool em sua composição. Por isso atenção! os Europeus tem o hábito milenar de consumir o vinho em quantidades pequenas e diárias – como uma degustação. Para usufruir desse benefício funcional, você pode perfeitamente substituir o vinho pelo suco de uva integral.

Veja como é possível incluir  escolhas saudáveis adaptado para hábito alimentar brasileiro:

O Guia de Alimentação para População Brasileira, feito pelo Ministério da Saúde traz muito conteúdos e dicas para quem quer ter um estilo de alimentação saudável.

É importante lembrar, que a melhor dieta é aquela que conseguimos fazer por mais tempo e que claro, seja saudável, sem extremismos e que prioriza a escolha de alimentos in natura e minimamente processados, aliado a atividade física.

EXEMPLO DE UM CARDÁPIO MEDITERRÂNEO:

  • Salada de folhas com tomate com pepino ao molho de iogurte
  • Peixe grelhado com crosta de castanhas
  • Legumes refogados (boleados)
  • Arroz branco com selvagem
  • Suco de uva

 

 

Referência Bibliográfica:

Brasil. Ministério da Saúde. Dieta mediterrânea é saudável, mas brasileiro deve buscar alimentação mais completa. 2012. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/30397-dieta-mediterranea-e-saudavel-mas-brasileiro-deve-buscar-alimentacao-mais-completa>. Acesso em: 27/04/2018.

Brasil. Ministério da Saúde. Alimentação Cardioprotetora: Manual de orientação para profissionais de saúde da Atenção Básica. 1ª Edição. Brasilia: Ministério da Saúde, 2018. 126p.

Brasil. Ministério da Saúde. Guia Alimentar Para População Brasileira. 4ª Edição. Brasilia: 2014. 158p.

 

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