Dieta do Mediterrâneo

A Dieta do Mediterrâneo é constituída por um conjunto de tradições alimentares de países banhados pelo mar do mediterrânico, como  Espanha,  França, Itália e Grécia.

É baseada no consumo de alimentos como:

  • Peixes
  • Cereais integrais
  • Gorduras boas, como azeites, castanhas, nozes e amêndoas e sementes (oleaginosas)
  • Frutas
  • Verduras
  • Legumes

Além disso, ela tem o consumo baixo ou até ausente de alimentos como:

Um grande estudo acompanhou o hábito alimentar dessa população e percebeu que o consumo desses alimentos foi benéfico para a saúde do coração (sistema cardiovascular), prevenindo doenças e possibilitando uma maior longevidade (viver mais anos).

A dieta é composta por proteínas, gorduras boas (castanhas, nozes, azeites, peixes), uma boa quantidade de fibras (frutas, verduras e legumes).

São alimentos que juntos contribuem para o bom funcionamento e equilibro do organismo.

É possível fazer a dieta mediterrânea no Brasil?

Sim, é possível, mas alguns pontos da dieta mediterrânea devem ser levados em consideração:

  • Hábito cultural: o brasileiro não tem o hábito de consumir peixes em substituição das carnes vermelhas. Por isso inclua gradativamente, aumentando a frequência de frutos do mar aos poucos.
  • Vinho: o vinho tem uma característica funcional benéfica, porém contém álcool em sua composição, por isso atenção! os Europeus tem o hábito milenar de consumir o vinho em quantidades pequenas e diárias – como uma degustação. Para usufruir desse benefício funcional, você pode perfeitamente substituir o vinho pelo suco de uva integral.

Faça escolhas saudáveis

O Guia de Alimentação para População Brasileira, feito pelo Ministério da Saúde traz muito conteúdos e dicas para quem quer ter um estilo de alimentação saudável.

É importante lembrar, que a melhor dieta é aquela que conseguimos fazer por mais tempo e que claro, seja saudável, sem extremismos e que prioriza a escolha de alimentos in natura e minimamente processados, aliado a atividade física.

Exemplo de Cardápio Mediterrâneo

  • Salada de folhas com tomate com pepino ao molho de iogurte
  • Peixe grelhado com crosta de castanhas
  • Legumes refogados (boleados)
  • Arroz branco com selvagem
  • Suco de uva

Saiba se sua alimentação é saudável com o Vitamenu – O aplicativo que te entende. Comece hoje grátis!

Referência Bibliográfica:

Brasil. Ministério da Saúde. Dieta mediterrânea é saudável, mas brasileiro deve buscar alimentação mais completa. 2012. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/30397-dieta-mediterranea-e-saudavel-mas-brasileiro-deve-buscar-alimentacao-mais-completa>. Acesso em: 27/04/2018.

Brasil. Ministério da Saúde. Alimentação Cardioprotetora: Manual de orientação para profissionais de saúde da Atenção Básica. 1ª Edição. Brasilia: Ministério da Saúde, 2018. 126p.

Brasil. Ministério da Saúde. Guia Alimentar Para População Brasileira. 4ª Edição. Brasilia: 2014. 158p.

Renato do Vitamenu

Renato é Nutricionista formado na Centro Universitário São Camilo. Vitamenu é o aplicativo ideal para quem quer Viver Melhor! Feito para quem quer Emagrecer, Engordar, Ganhar Massa ou Cuidar da Saúde. Controle facilmente alimentos, água e exercícios. Procure por "Vitamenu" na Google Play ou App Store e instale hoje!

                       
Comece hoje sua vida saudável.
                       

É hora de conquistar seus objetivos! Dicas de Alimentação, Receitas, Sugestões de cardápios, Exercícios para fazer em casa, Rede social. Tudo em 1 um só aplicativo!

Precisando Perder Peso ou Ganhar Massa?
Clique e conheça nosso método